03/12/2016

Museu de BD em Beja



O município de Beja anunciou que a cidade vai ter o primeiro museu de banda desenhada do país, confirmando a sua vocação na divulgação desta arte, pois possui uma Bedeteca com actividade regular ao longo de todo o ano e organiza desde 2005 um dos mais importantes festivais portugueses, reconhecido por toda a Europa.

A Bedeteca fará parte do futuro equipamento, que ficará situado num edifício municipal do Centro Histórico de Beja, integrado na estratégia de promoção, dinamização e valorização económica desta zona tão significativa da cidade.
O museu de BD de Beja, vem suprir uma lacuna do nosso país, um dos raros países ocidentais sem este tipo de equipamento e tem como objectivos, entre outros, confirmar a vocação da cidade neste domínio, ajudar a elevar o estatuto dos autores de BD e dar-lhes visibilidade junto do público que tem andado afastado desta área.
O projecto prevê a criação de um percurso pela História da Banda Desenhada Portuguesa, desde 1850 até à actualidade, oferecendo aos visitantes a possibilidade de apreciar originais de criadores de várias épocas bem como uma forte componente multimédia que permita cativar públicos de todos os escalões etários. Haverá igualmente ao dispor dos utentes várias oficinas, espaços de trabalho e galerias de exposições temporárias, entre outras valências.


(texto publicado no Jornal de Notícias de 3 de Dezembro de 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...