22/12/2016

As Águias de Roma V








Com alguma surpresa, dado o historial recente, a ASA alegra o nosso fim de ano com a edição do quinto livro de As Águias de Roma, dois meses após a edição original francófona.
(o texto a seguir tem spoilers; prossigam a leitura por vossa conta e risco…)

Nele, reencontramos Arminius que, à cabeça de uma legião de ‘bárbaros’, consuma a sua traição a Roma e, aqueles que até ali confiavam nele – e na enganadora grandeza e superioridade romana -, sucumbem às suas mãos, massacrados na armadilha para a qual foram arrastados, apesar dos sucessivos avisos de Marcus, o seu ex-amigo, agora prisioneiro.
Este, ao mesmo tempo, vê cada vez mais distante a possibilidade de uma relação com Priscila, com o ódio de Lépido a crescer desmesuradamente.
Perante a liberdade e ferocidade reencontradas por Arminius na sua terra natal, nada parece capaz de parar a sua sede de vingança, arrastando todos os que se atravessam no seu caminho, deixando um imenso rasto de morte, vingança e ódios consumados.
Se o resumo é fácil de fazer, o importante é vê-lo traçado com um dinamismo e uma expressividade admiráveis por Marini, que combina numa história linear muitas emoções do ser humano, e a quem apenas podemos fazer uma crítica – extensível a (quase) toda a BD franco-belga – o tempo de espera entre cada álbum, pois esta bela saga dos tempos antigos pede leitura urgente e contínua.

As Águias de Roma
Livro V
Marini
ASA
Portugal, Dezembro de 2016
240 x 315 mm, 64 p., cor, capa dura
16,99 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

8 comentários:

  1. Agora é esperar que o 6º álbum (caso não seja o ultimo desta historia) não seja também o ultimo a ser editado em português com aconteceu com o 6º do Escorpião.

    ResponderEliminar
  2. Este Livro V não pode ser o último. Se for, então porquê de deixar o Marco sobreviver à emboscada quando a Priscilla morre de forma tão atroz (facto que muito me desagradou)? Nem pensar...! O Loknar não pode ficar impune! O Falco tem de ter a sua vingança! Nem que tenhamos de bombardear o Facebook do MarinI para que prossiga com esta excelente história... BoRa lá pessoal...!!! Enrico MarinI, devolve-nos as nossas Legiões...! E rápido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corbulão,
      Ninguém disse que este livro é o último. Diria mesmo mais (prafraseando alguém...) de certeza que haverá pelo menos mais um.
      E esperemos que o Anónimo acima não tenha razão e a ASA continue a editar a série.
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Caro Pedro Clero,
      espero sinceramente que tenha razão. É que eu (também parafraseando alguém...) li que este "provalvelmente" seria o último. Para nosso alívio, não foi em nenhuma fonte oficial... E de facto, se a ASA não continuasse a editar a série, mas que burrice seria... Só nos restaria tirar um curso de francês... Esperemos o melhor...

      Eliminar
  3. Haverá notícias sobre a continuidade desta banda desenhada? Para quando um possível Livro VI?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há qualquer notícia nesse sentido. Marini esteve até há pouco tempo a escrever e desenhar a sua versão do Batman, que a Levoir editou recentemente em português.
      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Mais de um ano depois volto a questionar sobre um possível Livro VI das "ÁGUIAS DE ROMA". Haverá noticias neste sentido, ou MarinI desistiu desta temática? Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente a resposta é a mesma de há um ano: não há qualquer informação disponível sobre um eventual sexto livro da série As Águias de Roma...
      (Outras) boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...