12/04/2019

Black Hammer #1: Origens secretas

Segredos






Não sei o que nos reserva o volume #2 de Black Hammer mas, independentemente disso, estas Origens secretas vão ser um dos meus destaques deste mês.
Segundo o autor, no posfácio que abre o dossier que encerra este volume inicial, Black Hammer é um conjunto de ‘histórias terra-a-terra sobre famílias e vilas’ e uma demonstração de ‘amor pelos comics de super-heróis’ e é exactamente isso que nele encontramos. E algo mais, aqui e ali, como elementos de histórias de terror, por exemplo.
Num local indefenido, similar a uma zona rural dos Estados Unidos algures entre as décadas de 1960 ou 1970, vive enclausurado - de forma que ainda não entendemos - um grupo de ex-super-heróis disfuncionais, assombrados pelo seu passado, presos num presente que odeiam cada vez mais e sem quaisquer perspectivas de futuro. E com as relações cada vez mais deterioradas pelo peso de segredos (mal escondidos) - antigos e actuais - que os afastam cada vez mais uns dos outros.
Inspirados livremente nos grandes super-heróis - e também nos vilões - da Marvel e da DC - de forma suficientemente vaga para evitar qualquer tipo de processo, mas com pormenores facilmente identificáveis para criar/despertar laços nos amantes do género e/ou naqueles que algumas vez os leram, eles foram em tempos famosos e libertaram a Terra - pelo menos a sua cidade base, Spiral City - de uma ameaça consubstanciada num enorme robot de cor vermelha-arroxeada (que evoca…).
São eles Abraham Slam, um antigo lutador; Gail, uma cinquentenária agora presa num corpo de menina; Barbalien, um senhor da guerra marciano; Madame Dragonfly, uma vidente vítima de uma estranha maldição; Coronel Weird, antigo herói planetário; Talky-Walky uma robot em estilo retro. E Back Hammer, o seu líder, que dá título à série - e cujo paradeiro nós desconhecemos.
Aliás, concluído este volume 1, desconhecemos muita coisa. O que aconteceu quando venceram a ameaça Porque estão confinados aquela zona/lugar. O que os impede de sair de lá. O que se passou entre alguns deles para as suas relaçãoes chegarem aos extremos em que estão hoje.
Há algumas respostas, poucas, que já foram surgindo, no espreitar do passado de cada um em paralelo com o que vai acontecendo mo presente, mas muito continua por esclarecer.
Com uma escrita envolvente e viciante, uma traço que não será do agrado de todos mas que me encheu as medidas, as óptimas cores como é imagem de marca de Dave Stewart e uma legendagem que nalguns casos contribui de forma marcante para definir as personalidades das respectivas personagens, esta foi uma daquelas edições que, ao mesmo tempo, me surpreendeu e cativou, e que - parecendo ideal para os que privilegiam os super-heróis - recomendo a todos os que gostam de uma boa história bem contada.

Black Hammer #1: Origens secretas
Jeff Lemire (argumento)
Dean Ormston (desenho)
Levoir
Portugal,. 6 de Abril de 2019
170 x 257 mm, 184 p., cor, capa dura
17,90 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...