24/04/2019

Spirou e Fantásio de Franquin #1 O Feiticeiro de Champignac/Os Herdeiros

O bom, o mau e o vilão








Começa hoje com o jornal Público a nova colecção de BD da ASA. Intitulada Spirou e Fantásio de Franquin, é analisada já a seguir sob o mote ‘o bom, o mau e o vilão’

O bom
A colecção. Spirou. De Franquin. Não é só boa esta colecção, é excelente, ou não tivesse Franquin sido um génio da BD e o seu Spirou (com Fantásio, e o Marsupilami, e o conde de Champignac, e Zorglub...) a melhor fase de sempre da série. E por podermos encontrar nela TODAS as histórias de Franquin - ou quase todas se a contabilidade não me falhou - das mais conhecidas aquelas - pequenas e curtas - que nalguns casos o tempo fez esquecer...
Não foi Franquin o criador de Spirou, é verdade (apesar do que alguns escreveram por estes dias), esse mérito cabe a Rob-Vel.
Também não foi ele quem o associou a Fantásio, aqui a honra cabe a Jijé.
Mas foi Franquin quem trouxe a Aventura com A grande para a série, quem lhe imprimiu o seu humor peculiar, quem a dotou de originalidade e de génio inventivo em quantidades generosas.
E foi ele quem introduziu nela o Conde de Champignac e o Marsupilami - como deve ser visto no volume inaugural da colecção - e também o primo Zantáfio e o malfadado Zorglub.
O bom, ainda a ordenação cronológica - quase completa, a excepção, quase inevitável são (algum)as histórias curtas - dos álbuns que compõem a colecção - o que parece lógico mas contrasta com o que aconteceu com a colecção Spirou de 2007, da mesma editora, com o mesmo jornal - o que permite apreciar a evolução da série e do autor.
E, bom já agora - ou melhor, boa, a opção - parece que o modelo veio para ficar - por álbuns de capa dura - neste caso adornados com uma bela lombada.

E já que referi este primeiro tomo, vamos dar-lhe uma breve vista de olhos. No primeiro relato do álbum a trama corre em torno de acontecimentos misteriosos - e fantásticos (ou sobrenaturais?) - na bucólica vila de Champignac e no seguinte uma competição por uma herança levará Fantasio - com Spirou - a passar de inventor a piloto de corridas e depois a caçador de marsupilamis, mas em ambos nota-se uma urgência narrativa e um humor à desfilada que perdoam algumas incoerências ou saltos cronológicos.
E mesmo que O Feiticeiro de Champignac ostente uma planificação demasiado monótona e graficamente o traço ágil e nervoso de Franquin ainda não esteja no seu auge, nele brilham a expressividade das personagens, a dinâmica narrativa e a capacidade de expressar movimento. E, sobretudo, entram em cena os já citados Conde de Champignac (entre a genialidade e alguma falta de honestidade, ainda à procura do tom certo) e o fabuloso Marsupilami - em Os Herdeiros - que trariam muitas e maiores surpresas nos álbuns seguintes.

O mau
O mau é que, pouco mais de uma década depois, a mesma editora, com o mesmo jornal, repite 10 dos 20 títulos da tal colecção de 2007 e nos 11 álbuns duplos que a compõem, apenas três - os três últimos - sejam (meio por meio) inéditos. Havendo títulos recentes da série por publicar, havendo por publicar quase todos os álbuns da colecção O Spirou de…, não faria mais sentido que a opção tivesse recaído por estes títulos?

O vilão
Bem, o vilão devo ser eu, por me atrever a levantar objecções a uma excelente colecção como esta é e que recomendo vivamente...

Spirou e Fantasio de Franquin
#1 O Feiticeiro de Champignac/Os Herdeiros
Franquin e Jean Darc (argumento)
Franquin (desenho)
ASA/Público
Portugal, 24 de Abril de 2019
212 x 292 mm, 120 p., pb, capa dura
11,90 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

5 comentários:

  1. Saiu em bancas: o ultimo volume da colecção BATMAN oitenta anos; Deadpool mata os classicos pela G-floy e em livrarias Lenine pela Gradiva.

    ResponderEliminar
  2. No calendário BD nem aparece. Parece que existe uma falta de comunicação por parte da PLaneta e Gradiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, não é por falta de pedidos (regulares) de informação sobre os lançamentos...
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado pela leitura atenta. É o problema do corta e cola... Já corrigi!
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...