03/04/2019

El Asombroso Spiderman: El peligro de las drogas

Serviço público


Nem há uma semana, escrevi aqui no blog, a propósito de Indeh - Uma história das Guerras Apaches, escrito pelo actor e realizador Ethan Hawke, que ‘há obras cuja notoriedade se faz à custa de questões (mais ou menos) acessórias, que não estão intrinsecamente relacionadas com a sua qualidade em si - não a questionando também’
Este livro, é mais um exemplo - por razões diferentes.
Passa a explicar - resumidamente - segundo a completa explicação dada no excelente prefácio de Julián M. Clemente, que complementa na perfeição uma bela edição da Panini espanhola, com lombada em tecido e fita marcadora.
Corria o ano de 1971 e o escritório de Washington do United States Department of Health, Education and Welfare, contactou Stan Lee, pedindo-lhe para levantar a problemática da droga numa das suas histórias. O escritor achou uma ideia válida e importante, mais a mais dado o público juvenil para quem eram direcionados os seus comics, e criou a história que viria a ser publicada em The Amazing Spider-Man #96 a #98.
A questão da droga era algo marginal numa trama em que o Duende Verde regressava (numa de muitas mais vezes futuras) para assombrar mais uma vez Peter Parker/Homem-Aranha, devido ao conhecimento que tinha da sua identidade secreta, mas o facto de existir na história referências, mesmo que ligeiras e quase veladas, ao tema, levou a que a Comics Code Authority - fazendo alarde de uma actuação estúpida e obtusa, comum a todas as autoridades censórias - proibisse a edição. Stan Lee colocou a questão a Martin Godman, director da companhia, que o apoiou e, numa opção rara, fez publicar as três revistas sem o famoso selo do Comics Code na capa. A Marvel não fez alarde disso e o facto terá passado despercebido a muitos dos vendedores e compradores.
Esta história, que passa em grande parte pelas dúvidas existenciais de Peter em relação à sua identidade secreta, nas saudades que sente de Gwen Stacy, que tinha saído do país na sequência da morte do pai (supostamente pelo Homem-Aranha), e no deteriorar da sua relação com Harry Osborn devido às provocações de Mary Jane, lida hoje, revela uma grande ingenuidade na abordagem à tal temática ‘polémica’, mas a verdade é que foram muitos os que escreveram à editora a louvar a coragem, a atitude e a chamada de atenção que constituía para os jovens.

Curiosamente, na continuação, em The Amazing Spider-Man #99 (já com ‘selo’ na capa…), mantendo a onda de ‘serviço público’, Stan Lee expunha outra tema socialmente fracturante e delicado: as condições em que viviam os presos nas cadeias...

El Asombroso Spiderman: El peligro de las drogas
Inclui The Amazing Spider-Man #96 a #99
Stan Lee (argumento)
Gil Kane e John Romita (desenho)
Panini Comics
Espanha, Março de 2019
170 x 260 mm, 96 p., cor, capa dura
16,00 €

(capas disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...