03/09/2019

Terry y los piratas 1934-1936

(Belo) regresso ao passado



Resumo
Terry e os seus amigos Pat Ryan e Connie, vivem aventuras trepidantes, com belas mulheres, contra piratas, nas exóticas paisagens da China.
Contexto
Criada em 1934 por Milton Caniff, esta é uma obra pessoal que assegurou diariamente ao longo de 12 anos e que fez dele uma referência para inúmeros autores de sucessivas gerações.
Este primeiro volume de edição espanhola compila as tiras diárias dos dois primeiros anos, quando elas contavam histórias independentes das pranchas dominicais. O segundo volume, à venda este mês de Setembro, reúne as pranchas dominicais com histórias independentes das tiras e o terceiro incluirá as histórias comuns a tiras diárias e pranchas dominicais.
Na sua origem está um pedido do responsável de uma das agências de distribuição de tiras diárias de imprensa, que queria uma série de aventuras exóticas, ambientada na China e em que participassem piratas. Felizmente, o (então) jovem Milton Caniff fez (bem) mais do que isso.
Desenvolvimento
Terry and the Pirates é um dos grandes clássicos das tiras diárias de imprensa e uma obra de referência, que não perdeu grande parte do seu encanto.
É verdade que apresenta alguma da ingenuidade própria da época e as suas personagens são algo estereotipadas: Pat Ryan é um adulto jovem, musculoso e decidido; Terry é um adolescente inteligente e intrépido; Connie é o criado chinês responsável pelos entreactos cómicos, naquilo que hoje seria considerado um retrato depreciativo e até racista dos chineses. Quanto às mulheres são belas, sensuais e apaixonam-se por Ryan.
Felizmente, estas características atenuam-se ao longo da série e são diluídas por aquelas que são as suas principais qualidades: argumentos sólidos e credíveis, com bastante acção, e uma série de aspectos que humanizam as personagens e aproximam os relatos da actualidade da época, em especial em termos geopolíticos.
No presente volume, posso referir, por exemplo, a prestação de Papi Scott (não digo mais, alguns saberão porquê); a relutância que Ryan sente sempre que tem de dar o passo seguinte para tornar mais sério o relacionamento com as mulheres com que se cruza; a dualidade do carácter de Normandie, herdeira rica dividida entre a existência protegida e mimada que sempre teve e os seus sentimentos por Ryan; o surto de peste negra que ocupou as pranchas ao longo de semanas e ajudou a definir - e credibilizar - os intervenientes, em função das posições que tomam...
Mas, se em termos narrativos Terry and the Pirates é ‘só’ uma boa banda desenhada de aventuras - que aqui ainda está na sua primeira fase, à procura do tom mais adequado, já presente na segunda parte do presente tomo - é em termos gráficos que ela define a arte de Caniff e fez dele o tal autor de referência - integrante do ‘triunvirato maravilha’ composto também por Harold Foster (Príncipe Valente) e Alex Raymond (Flash Gordon, Rip Kirby).
A evolução do traço ao longo deste álbum é notória, nomeadamente o crescimento e refinamento do uso de tramas, sombras e, principalmente, do contraste entre brancos e negros, num conjunto de forte realismo.

A reter
+ Para mim, que descobri Terry and the Pirates no Mundo de Aventuras há algumas décadas, o sentimento duplo de nostalgia e descoberta (dos episódios que desconhecia e davam continuidade à minha relação com Pat, Terry e Connie) é daqueles prazeres indescritíveis que a banda desenhada me continua a proporcionar.
- A boa edição da Dolmen Editorial, consistente, em capa dura e com textos de apoio que contextualizam o autor e a obra na sua época e na história dos comics.
+ Esta edição reflecte a vitalidade actual do mercado espanhol, onde convivem revistas e álbuns, clássicos e modernos, autores europeus e de super-heróis, propostas mainstream e alternativas, integrais franco-belgas e norte-americanos.

Menos conseguido
- Sei que as novas gerações não lêem espanhol e nas outras ainda há muitos preconceitos quanto a esta língua, mas lamento que edições como esta não cheguem ao nosso mercado. Como opção, fica sempre a alternativa de as encomendar através da livraria Dr. Kartoon, em Coimbra, ou directamente pelas vias habituais disponíveis...

Terry y los Piratas
Daily strips 1934-1936
La mina del tesoro
Dolmen Editorial
Espanha, Abril de 2019
ISBN: 978-84-17389-81-9
280 x 215 mm, 208 p., pb, capa dura
29,90

(imagem disponibilizadas pela editora; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. Gracias por tan buena reseña. Equipo Sin Fronteras.

    ResponderEliminar
  2. Comecei a ler agora o primeiro volume; já encomendei os restantes! :) mas que bela leitura!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...