03/06/2020

3 cases pour 1 chute

Por uma página...





Discuti em tempos se uma história - curta - podia salvar uma revista. Hoje, aperto ainda mais a malha: um gag genial, pode salvar um álbum?
Felizmente, não preciso de responder, porque 3 cases pour 1 chute é muito mais do que um gag específico, mas colocar 'essa' piada logo na segunda página - e também na contracapa! - é colocar a fasquia muito alta logo a abrir.
3 cases pour 1 chute é uma recolha de gags já publicados na revista Fluide Glacial, que seguem um modelo que, não sendo novo nem original, é muito funcional e eficaz. Sempre numa grelha de 2 x 2 vinhetas - a primeira com o título - o autor, L'Abbé, parte de uma situação - muitas vezes banal - para no final a destruir, desconstruir, minar com uma punch line irresistível e de todo inesperada.
O tom é de humor negro, provocador, cruel, absurdo, tantas vezes politicamente incorrecto - obrigado L'Abbé! - e o traço segue o tom, incisivo, prático, legível, feito até.
Podemos estar a falar de disfarces de Halloween, do náufrago na ilha deserta, de migrantes e cotas de pesca (em simultâneo...), de prostitutas, dos maníacos dos animais, de Napoleão ou do Titanic, da Ku-Klux-Klan ou... de uma banda desenhada universal como Astérix que numa abordagem única e nunca antes feita, dá origem ao tal gag genial que, contrariando o modelo habitual do blog, não surge a ilustrá-lo ao lado do texto, mas só aparece aqui a modos de conclusão, como o melhor argumento para procurarem e lerem este álbum.

3 cases pour 1 chute
L'Abbé
Fluide Glacial
França, 3 de Junho de 2020
150 x 210 mm, 96 p., cor, capa dura
ISBN: 9782378783686
9,90 €

(imagens disponibilizadas pela Fluide Glacial; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...