12/06/2020

Verões felizes #2

Boas memórias





Com a pandemia de Covid-19 a ensombrar-nos e a incerteza sobre o Verão que aí vem a pairar, evocar memórias de férias pode ser um bom exercício.
Ou um óptimo exercício, quando estão em causa as férias da família Faldérault, contadas na belíssima série Verões Felizes, de que a Arte de Autor acaba de editar o segundo volume duplo.
Afastadas no tempo, uma história decorre em 1962, a outra em 1980, sempre ao ritmo das canções de cada Verão, na primeira história deste volume descobrimos a origem de duas das tradições familiares: o nome da 4L que os transportou milhares de quilómetros e os pacotes de batatas fritas que encerram oficialmente o veraneio.
Os saltos temporais permitem também que o leitor vá descobrindo como evoluiu a família – em 1962 só tinham dois bebés e faziam férias com os pais dela, em 1980 (aquel)as filhas já levam o namorado… - e também acompanhar a (ingrata) carreira do pai, desenhador de BD.
Tudo narrado com uma enorme ternura, um humor gentil e um traço muito agradável, que transformam o desfiar das belas recordações de férias dos Faldérault o ponto de partida para revivermos tudo aquilo que as nossas próprias férias tiveram de bom.

Verões Felizes #2
Zidrou (argumento)
Lafebre (desenho)
Arte de Autor
Portugal, Maio de 2020
285 x 210 mm, 112 p., cor, capa dura
22,75 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 7 de Junho de 2020; imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...