09/06/2020

Estaline

Regularidade




'Regularidade' é um termo que durante muitos anos não se podia aplicar à edição de BD em Portugal, mas que nos últimos anos passou a (poder) fazer parte do léxico dos seus editores e leitores.
Primeiro, pelas edições de manga da Devir e de comics norte-americanos da G. Floy, mais recentemente também no que ao franco-belga diz respeito, através da Arte de Autor, da Ala dos Livros e, no que hoje me leva a escrever estas linhas, da Gradiva.
Uma 'regularidade' que pode - e deve - assumir dois sentidos.
Primeiro, o da edição recorrente, continuada, periódica - e não encaixa aqui meia dúzia de livros de uma vez só, pretende-se uma edição continuada - 'regular' - que some, no final de um ano, 8, 10, 12 títulos.
Depois, aquela 'regularidade' tem também a ver com o dar continuidade às colecções/séries em curso. Porque é essa a única forma de conquistar/fidelizar leitores. No caso da Gradiva, no âmbito estrito que hoje me move, estão em curso três séries de contornos gerais - banda desenhada de fundo didáctico - similares: Descobridores, A Sabedoria dos Mitos e Eles fizeram História. E a Gradiva tem editado - com continuidade, de forma alternada (ou não) - volumes de cada uma delas que, entre as três temáticas, já ultrapassam a dezena de títulos.
O mais recente, é este Estaline que, à semelhança do díptico dedicado a Churchill, assenta numa base que o afasta daqueles que são geralmente os principais defeitos de algumas das abordagens feitas em BD no contexto biográfico: o excesso de informação que tende a transformar (o que devi)a (ser) BD em (mero) texto ilustrado.
Para que assim seja, é geralmente tomada a opção de destacar apenas os momentos mais marcantes da vida do biografado e não a sua existência como um todo. No caso de Estaline a narrativa de Delmas e Regnault privilegia a sua ascensão ao poder e os métodos que empregou para o perpetuar a qualquer custo, passando por cima de amigos e aliados, eliminando, liminarmente, todo e qualquer obstáculo, mesmo que imaginário. Assumindo - mesmo que não...? - os tiques de um qualquer ditador, tendo ficado na História por isso.

Nota final
A Gradiva incluiu na sua edição - similar à original francófona - um prefácio do deputado socialista Fernando Pereira Marques o que, não sendo pioneiro em Portugal, é algo que não abunda entre nós no que diz respeito à BD e surge como um elemento que valoriza o livro.

Estaline
Colecção Eles fizeram História
Vincent Delmas (texto)
Nicolas Werth (historiador)
Fernando Proietti (desenho)
Arancia Studio (cor)
Gradiva
Portugal, 9 de Junho de 2020
233 x 313 mm, 56 p., cor, capa dura
ISBN: 978-989-616-965-7
16,50 €

(imagens disponibilizadas pela Gradiva; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...