26/06/2020

Seuls: Intégrale du Cycle 1

Expectativas altas...








Expectativas altas, geralmente redundam em desilusão... mesmo que parcial.
Aconteceu com este regresso - acelerado - a Seuls que me tinha deixado tão boa impressão...
Volto atrás para contextualizar: li em Maio os três primeiros volumes desta série e fiquei claramente seduzido. Porque, apesar do traço agradável da escola 'Spirou', era uma história dura e violenta - uma saga de sobrevivência, na verdade, sobre o que é preciso fazer para o conseguir - que acompanhava cinco crianças/adolescentes que certa manhã despertavam sozinhas na pequena cidade de Fortville, abandonada (?) por todos os seus outros habitantes humanos.
O tom dramático e duro subia num crescendo nos três primeiros volumes - e agora agrava-se mesmo no final do tomo 4, quando um dos protagonistas morre baleado. Chegado aqui, ávido de respostas que os autores - maquiavelicamente! - se obstinavam em não dar - nem a mínima pista, sequer - descobri no tomo 5 a explicação - o início dela, pelo menos... - quanto ao que aconteceu a Dodji, Leïla, Yvan, Camille et Terry - e aos amigos que entretanto foram surgindo.
Como (quase sempre) acontece nestes casos, em que as expectativas foram crescendo - mais a mais quando a situação é tão estranha que parece desafiar toda a lógica e tornar impossível (o imaginar) uma resposta plausível - a solução encontrada por Vehlmann e Gazzotti fica aquém do que o leitor foi especulando. Mesmo que, para já, seja apenas parcial - apenas nos foi dado entrever uma nesga do que (nos) espera (e a)os protagonistas e até já haja mais sete álbuns posteriores que parecem garantir horas de boa leitura.
Será tudo uma questão de reorientar as expectativas e abrir a mente para a explicação fantástica - sê-lo-ia sempre, aqui deve ser entendida literalmente... - que os autores propõem, compreendendo que muitas vezes o percurso se torna mais interessante e estimulante do que o destino atingido.
E que, apesar do que escrevei até aqui, a leitura de Seuls foi estimulante e sedutora e sei que não vou (conseguir) parar por aqui.

Nota final
Uma nota final de desilusão por este integral que, contrariamente ao que fomos habituados, não inclui qualquer tipo de extras, nem sequer as capas originais... Sabe a pouco, valendo sobretudo por representar significar uma poupança de cerca de um terço do preço de capa dos álbuns soltos.

Seuls: Intégrale du Cycle 1
Inclui os álbuns La Disparation (2006), Le Mâitre des Coteaux (2007), Le Clan du Requin (2008), Les Cairns Rouges (2009) e Au coeur du Maelström (2010)
Vehlmann (argumento)
Gazzotti (desenho)
Dupuis
Bélgica, 2010
218 x 300 mm, 264 p., cor, capa dura
ISBN: 9782800148571
35,00

(imagens disponibilizadas pela editora Dupuis; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...