27/06/2020

O fim de As Leituras do Pedro?


Desde há uns 15 dias, algo de estranho se passa com este blog. Primeiro, foram o Facebook e o Instagram a proibir a utilização do seu título ou de links que direccionassem para aqui; depois, as múltiplas referências - e respectivo encaminhamento - que surgem a As Leituras do Pedro em páginas de credibilidade e idoneidade (mais do que) duvidosas; finalmente, o aparecimento de publicidade antes, depois e no meio das publicações, apesar de estar claramente sinalizada a opção ‘não’ nas respectivas definições.
As sucessivas queixas e reclamações apresentadas ao Blogger, ao Facebook e ao Instagram não deram qualquer resultado – não tiveram sequer resposta.
Por tudo isto, questiono seriamente se devo continuar com este projecto que me está a dar mais dores de cabeça do que satisfação.

Uma das hipóteses – em cima da mesa mas que me custa francamente considerar – é pura e simplesmente parar.

Outra hipótese é a migração para uma nova plataforma, renovando o grafismo e o visual – como?
Na verdade, esta é uma possibilidade há muito em equação mas nunca tentada, pelo receio do trabalho que poderá dar, dos problemas que irão surgir e – claramente – por alguma – muita? – inércia. A fazê-lo, pergunto-me se a exportação dos conteúdos actuais não irá fazer repercutir os mesmo problemas no novo local, mas a perspectiva de ‘abandonar’ aqui mais de 10 anos de escrita surge-me como muito custosa e penalizadora.

Deixo este desabafo – que no fundo ainda acredita no aparecimento de uma sugestão milagrosa – garantindo a publicação do Calendário BD de Julho. Depois desse dia 1 do próximo mês, não sei ainda o que vou fazer. Possivelmente um tempo de transição até que as coisas estejam definidas - especialmente na minha cabeça.
Garanto que aqueles que durante anos fizeram deste blog um local de passagem regular – e foram o incentivo para a sua concretização - serão os primeiros a ser informados - aqui - da minha decisão.

Boas leituras!

18 comentários:

  1. Solidário com tudo o que disseste,... mas é realmente uma pena se este blog acabar. Faço votos para que isso não aconteça! Boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Cada um sabe da sua casa. Não serei eu a dar conselhos sobre as suas decisões. Concerteza decidirá o que for possível com os conhecimentos e os meios que tiver à sua disposição. Resta-me só dizer que, se decidir acabar, é com muita tristeza e mesmo alguma frustração, deixar de contar com "As Leituras do Pedro" que já me acompanham diariamente como um amigo indispensável. As boas sugestões, a informação inteligente e tanto mais tornaram-se indispensáveis para mim e, imagino, para tantas outras pessoas. Esperemos que isso não aconteça e que o Pedro (permita-me que o trate assim) consiga arranjar uma solução com que fiquemos todos a ganhar.

    Letrée

    ResponderEliminar
  3. Pedro Cleto, estás proobido sequer de pensar em desistir. Compreendo o teu desalento, mas tens de resistir e dar resposta à altura. Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não consigo ajudar, consigo apenar dizer que já é uma rotina habitual seguir este blog diariamente e muito agradavelmente ler as tuas analises/sugestões feitas ao pormenor em que me esclarece as minhas duvidas em relação as minhas compras. E por fim o calendario feito por ti todos os meses que é de grande ajuda para saber os lançamentos mensais assim como as datas dos seus lançamentos. Quero deixar um forte abraço muita forca na tua decisão(embora espero que não acabe seria uma grande perda).

    ResponderEliminar
  5. É uma pena se acabar. Tem muita história já. Não é algum plugin ou algum programa que meteste no código que está gerando isso? Também não entendo de programação, mas talvez dê para pegar o backup e subir no wordpress ou em outro site.

    ResponderEliminar
  6. O IG acaba por ser uma boa solução. Fotos/comentários/análises. Mas desde que o que se escreveu até agora permaneça aqui, se não der para fazer backup

    ResponderEliminar
  7. Espero que isso não aconteça. Este local é a minha referência nacional e oto destes anos todos é de louvar!

    ResponderEliminar
  8. Pedro, nem pondere minimamente a hipótese de parar... o seu blogue já é um local de paragem obrigatório diariamente, um local de culto para quem ama a BD...
    A solução é migrar o actual blogue para outra plataforma... feito por quem sabe, é relativamente fácil e não dará grandes dores de cabeça... ainda agora, como sabe, o Tex Willer Blog foi migrado e com mais de 13 anos de conteúdos, com mais de 5.000 posts e mais de 16.000 comentários posso dizer que 99,999999% correu muito bem e NADA se perdeu... apenas num ou noutro post (menos de 50) houve necessidade de editar por causa de um ou outro desalinhamento em alguma imagem...
    Por isso tente ver quem conhece do assunto e força com a mudança... inclusive o Blogue do Tex esteve fora do ar apenas algumas horas... e foi de madrugada quase ninguém notou... e assim aproveita para dar um novo visual ao seu blogue...
    Agora a nível de custos, certamente terá algum porque você também tem muito conteúdo... mas se você tiver alguém que hospede gratuitamente (um amigo numa empresa, por exemplo) nem esse custo terá... ;-)

    ResponderEliminar
  9. Caro Pedro, faça o favor de não desistir deste projecto.
    Boas... soluções.

    ResponderEliminar
  10. A sugestão do Zeca é a que se aplica.

    Seria uma pena perder estas entradas de anos todas pois têm valor histórico e existe sempre a necessidade de procurar aquela review específica, aquele comentário, muitos de nós não vamos a correr comprar a última edição mas depois quando a possibilidade se proporciona e já passou algum tempo dá sempre jeito vir aqui para ajudar a decidir.

    Porque este blog é praticamente serviço público numa realidade em que existe imensa oferta mas pouca divulgação e debate que ajude a flitrar.

    Se der trabalho adaptar pode-se sempre pedir ajuda, haverá sempre alguém que poderá colaborar na nova plataforma, isto sem desvirtuar do conteúdo habitual.

    Se for necessário colaborar financeiramente estarei aqui para dar uma ajuda.

    Mas se a nova solução passar por incluir publicidade, por favor não, é de evitar pois esses locais hoje em dia estão tão saturados que o refresh é impossível e inibe de visitar as páginas.

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  11. Embora raramente comente por aqui, dói um daqueles que faz da leitura deste site um ritual diário. Para mim, é o melhor Blog de notícias sobre BD deste país.
    Peço ao Pedro que não abandone este magnífico projecto.

    Obrigado pela sua dedicação.

    ResponderEliminar
  12. Pedro,

    o que referem parecem ser problemas normais de uma plataforma antiga que estás a tentar usar dentro de Facebook e Instagram - plataformas que não são da Google.

    Se me conseguires dizer quais os problemas com que estás com detalhe posso tentar tecnicamente resolver o problema.

    Para isso terás de me dar screenshots e alguns acessos. De outra forma, não é possível.

    Da minha experiência, o que poderá estar a acontecer é ter havido alguém que te tenha denunciado no facebook. Por incrível que pareça, isso depois gera comportamentos inapropriados do Google.


    Fernando Dordio Campos

    ResponderEliminar
  13. Acompanho há vários anos este blogue para conhecer as novidades sobre a Bd, bem como ler as sugestões e as excelentes reviews do Pedro Cleto. Ficaria triste com o encerramento do blogue, mas compreendo que a situação apresentada não é agradável, lamentando, caso seja como referiu o Fernando Campos, uma denuncia no facebook. Resta-me agradecer pela sua enorme dedicação e contributo para a divulgação da BD.

    ResponderEliminar
  14. Ola fico mto triste se este protejo acabar, compreendo, mas fico triste. Eu não comento mto, mas venho diariamente aqui para ler as sua ideias. Agradeço igualmente todo o tempo dispensado e a sua dedicação.

    ResponderEliminar
  15. Caro Pedro, venho deixar o meu testemunho que poderá ajudar a tomar uma decisão. Tive durante algum tempo (1 ano) um blog no Blogger e depois transitei para os blogs Sapo. A transição foi toda assegurada pela equipa Sapo e conseguiram levar os posts antigos e arquivo. O contacto foi o Pedro Neves (pedroneves@sapo.pt). A Sapo tem interesse em ter blogs portugueses sediados nela. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  16. Caro Pedro, creio que já foi tudo dito pelos amigos que escreveram anteriormente ( e coloco amigos deliberadamente porque este blog tornou-se um ponto de encontro diário com a boa informação, divulgação e crítica que faz sobre BD). Queria apenas manifestar o meu agradecimento pelas incontáveis horas agradáveis que já me proporcionou. E agradecer antecipadamente as inumeráveis horas que tenho a certeza continuarei a viver por estas bandas.

    Rui Sousa

    P.S. - Curiosamente, desde que publicou o seu desabafo, pelo menos a questão da publicidade intrusiva parece ter desaparecido...

    ResponderEliminar
  17. Agradeço as sugestões apresentadas e, principalmente, as palavras de apreço e encorajamento. Foram importantes num momento complicado.

    Fazendo uma espécie de ponto de situação, posso dizer que, com ajuda, consegui resolver a questão da publicidade indevida - tendo resultado, por arrastamento (?) a eliminação das ligações para sites duvidosos. Continua pendente a questão de impossibilidade de incluir ligações para o blog no Instagram e do Facebbok.
    Assim, enquanto analiso a melhor forma de actualizar o blog, vou continuar por aqui, com as actualizações diárias.
    Mais uma vez, um grande obrigado a todos que, aqui ou por ouros meios, valorizarem o trabalho que aqui desenvolvo.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  18. Fico contente que tenha repensado melhor, junto-me a todos para quem a passagem diária por aqui é quase obrigatória, e o blog "as leituras do Pedro" no fundo são as nossas leituras também. Não vale a pena dar mais sugestões do que àquelas que foram dadas, apenas dizer que pessoalmente vejo aquela ideia do blog do sapo como boa, é nacional e é sempre mais fácil contactar com aquilo que é nosso do que com grandes empresas mundiais, mais interessadas em outras questões...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...