23/06/2020

Murena #1: A púrpura e o ouro

Sim, duas vezes



A reedição de obras - daquelas que fogem ao restito lote das série sempre disponíveis, como Astérix e Lucky Luke - é um sinal de maturidade de um mercado - por muito limitado que ele seja.
Por isso, as novas edições de alguns dos manga da Devir ou, no caso presente, deste primeiro volume de Murena, significam duas coisas: que por um lado a edição original esgotou; e que por outro há (novos) leitores interessados que justificam o seu regresso às livrarias.
Sobre Murena, que muitos já conhecerão após 9 álbuns editados entre nós, escrevi há cerca de 13 anos no Jornal de Notícias, aquando da sua chegada pela primeira vez às livrarias lusas:
“…outras vezes, é a própria História que é romanceada, sendo Murena #1: A púrpura e o ouro um belo exemplo disto. Biografia livre do imperador romano Nero, mostra de forma viva, palpitante e sem ambiguidades, as intrigas, os jogos de poder e os podres de uma das mais poderosas civilizações da história da Humanidade, onde a ambição e a sede de riqueza e poder justificavam tudo.
“O argumento de Jean Dufaux, equilibrado na combinação da ficção com a realidade, é forte, por vezes chocante, aspecto acentuado pelo traço realista de Delaby, bem conseguido ao nível do tratamento das proporções da figura humana e das expressões faciais, lamentando-se apenas alguma rigidez, que vai desaparecendo ao correr das pranchas e nos tomos seguintes, cuja edição se deseja para breve.”

E, agora, reafirmo: tendo sido dado o passo mais difícil - a reedição do volume 1 - espera-se que os restantes possam seguir-se de forma regular, quer porque alguns têm hiatos para completar nas suas colecções, quer, principalmente, porque há novos leitores a conquistar. E, sublinhando o quão positiva esta redição é, deixo no ar uma pergunta: não teria feito mais sentido optar por álbuns duplos, uma vez que mais à frente foi assim que a série foi editada?
E, já agora, para fechar, deixo um desejo: que também seja contemplada a edição do volume #10, o único que falta editar em Portugal.

Murena #1: A púrpura e o ouro
(reedição)
Dufaux (argumento)
Delaby (desenho)
ASA
Portugal, 16 de Junho de 2020
226 x 297 mm, 56 p., cor, capa dura
16,50 €

(imagens disponibilizadas pela Le Lombard; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Vejo com enorme alegria e alguma esperança a reedição do número 1 de Murena tantas vezes pedido pelos leitores. Espero também que sejam editados outros livros que já foram editados através de parcerias com o público (XIII, Largo Wintch, IRS, Thorgal, etc...) Pois a Asa tem o habito de escolher e editar boas coleções ainda em curso, mas depois não edita a continuidade das mesmas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...