29/04/2021

Turma da Mônica Geração 12 #1: Um novo tempo

Herdeiros do manga (IV)


Volto à introdução já usada em Yojimbot, Love Kills e Turma da Mônica Jovem: Amnésia: ‘Se noutras épocas, foram as tiras de imprensa norte-americana, primeiro, ou os super-heróis, mais tarde, por exemplo, que influenciaram gerações de autores, as mais recentes têm no manga - e no anime, também - muitas das suas raízes, o que se torna evidente nas suas obras’. Geração 12, o mais recente projecto em manga da Maurício de Sousa Produções, é outro exemplo, aqui destacado devido ao facto de estar actualmente à venda em bancas e quiosques nacionais.

Obra de estreia do novo selo Mangá MSP, Turma da Mônica Geração 12 teve a sua génese numa BD (HQ) produzida pela MSP para uma colectânea de histórias publicada no Japão para assinalar os 90 anos do nascimento de Osamu Tezuka. Em jeito de homenagem o estúdio usou um traço próximo do estilo daquele grande mestre japonês e, depois de publicada, a vontade de o explorar novamente acabou por dar origem a este projecto.

De formato a meio caminho entre o do manga mais comum e o da Turma da Mônica Jovem, as edições de Geração 12 são a preto e branco e têm 96 páginas e capa cartão. Um novo tempo, lançado no Brasil em Julho de 2019 e actualmente à venda em Portugal, é o primeiro dos seis capítulos da temporada inaugural do selo que, se de alguma forma funciona de forma auto-conclusiva, deixa no ar muitas perguntas que obrigam à leitura dos números seguintes que, no Brasil, foram publicados bimestralmente, mas em Portugal, aparentemente, terão periodicidade mensal.

Os protagonistas são os habituais - Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e mais alguns elementos da turma… - neste caso com 12 anos - ou seja a meio caminho entre as versões originais e as da Turma da Mônica Jovem. Tudo começa com o início de um novo ano lectivo no Instituto Astro de Exploração Espacial, que consubstancia a concretização de um sonho do Astronauta (na versão de Danilo Beyruth). O objectivo do estabelecimento é formar novas gerações para descobrirem planetas com condições de vida para os seres humanos, uma vez que a Terra - nesta realidade alternativa - está a tornar-se inabitável.

Com o fantástico e o místico combinado em doses equivalentes, a obra é claramente vocacionada para os leitores que têm a mesma idade dos protagonistas e nela não falta o humor que é imagem de marca das produções de Maurício de Sousa, embora neste início exista um foco exagerado na eventual falta de vocação/preparação da Mônica para os desafios que a escola coloca, o que contribui para uma certa descaracterização da personagem.

Como seria de esperar as referências - com intuito humorístico ou apenas de contextualização ou familiarização do leitor - multiplicam-se, quer a séries de anime ou manga, quer a filmes, quer mesmo à própria Turma da Mônica original.

Como pré-lançamento, na Bienal do Livro do Brasil de 2019 foi lançada uma edição #0, agora disponível para leitura gratuita online, que na prática é uma antevisão desta edição.


Turma da Mônica Geração 12 #1: Um novo tempo
Alice K. Takeda, Marina Takeda e Sousa, Emerson Agune, Flávio Teixeira de Jesus, Petra Leão e Wagner Bonilla (argumento)
Roberta Pares (desenho)
Jaime Podavin, Jorge Correa, Marcela Curac Russi, Matheus Oliveira, Paulo Matheus Costa, Rosana Valim e Tatiana Monteiro (desenho)
Maurício de Sousa Editora/Panini Comics
Brasil, Julho de 2019
137 x 200 mm, 96 p., pb, capa cartão
R$ 14,90 / 3,95 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...