25/04/2021

Turma da Mônica Jovem #44: Amnésia

Herdeiros do manga (III)


Cito a mesma introdução dos textos sobre Yojimbot e Love Kills: ‘Se noutras épocas, foram as tiras de imprensa norte-americana, primeiro, ou os super-heróis, mais tarde, por exemplo, que influenciaram gerações de autores, as mais recentes têm no manga - e no anime, também - muitas das suas raízes, o que se torna evidente nas suas obras’. A Turma da Mônica Jovem, é um exemplo.

E se é verdade que incluí esta edição na temática Herdeiros do manga, é incontestável que ela é em tudo díspar dos livros já abordados. Pela sua génese: um produto pensado para uma geração que privilegia o manga; pelo trabalho de estúdio que está na sua base; pelo carácter periódico que impõe um ritmo criativo de que por vezes as obras se ressentem.

Mas, no mais, está lá o estilo gráfico, estão lá os 'tiques' narrativos, estão lá as influências gráficas, os olhos grandes, os cenários vazios, o uso de tramas...

Amnésia é uma das mais interessantes edições da turma adolescente que li nos últimos tempos. O facto de arrancar a 'meio' da história, contribui bastante para isso, porque as dúvidas que os protagonistas têm, reflectem-se nos leitores.

Quando abrimos a revista, os adolescentes Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali estão num tempo (futuro?) que não conhecem, sem saberem como nem porquê, sem terem sequer memórias de si próprios e uns dos outros. O aparecimento de Maria Cebolinha e Dudu, como jovens adultos - quando geralmente são mais novos do que os outros - vem contribuir para aumentar as dúvidas do leitor, que tem como única vantagem o conhecimento prévio dos protagonistas - factor que serve de base para alguns conseguidos momentos de humor.

Relato de ficção-científica - um dos achados da Turma da Mônica Jovem é poder contar qualquer história, em qualquer ambiente, de qualquer temática - Amnésia acabará por dar as respostas de que os leitores - e a turma adolescente - precisam, num todo coerente, credível e de leitura agradável, que não deixa de, mesmo que de forma acessória, levantar algumas questões prementes sobre o tempo que vivemos.


Turma da Mônica Jovem #44
Amnésia
Edson Itaborahy (argumento)
Jairo Alves dos Santos, José Aparecido Cavalcante, Lino Paes, Roberto Martins Pereira (desenho)
Maurício de Sousa Editora/Panini Comics
Brasil, Julho de 2020
160 x 210 mm, 128 p., pb, capa mole
R$ 11,90 / 3,50 €

(capa disponibilizada pela editora; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...