24/08/2022

A Cicatriz

Marcas a longo prazo


Diz-se que os homens não se medem aos palmos e, numa adaptação livre, pode dizer-se que os livros não se medem pelo número de páginas.
Curto nas suas quarenta e poucas pranchas, A Cicatriz, obra dos italianos Renato Chiocca e Andrea Ferraris, que acaba de ter edição nacional pela Escorpião Azul, mergulha-nos numa situação incómoda, geograficamente afastada, mas que a televisão e o cinema tornaram de alguma forma próxima.


A sua base é o drama eminente que se vive a cada instante “na fronteira entre o México e o Estados Unidos”, como se lê no subtítulo do livro. Recorrentemente mostrado em séries e filmes, o muro que separa aqueles dois países mais do que um obstáculo, parece constituir um desafio para os muitos que continuam a acreditar na miragem do sonho americano.

Por isso, também por isso e pela violência inata ao ser humano, Nogales, Juarez, Tucson, entraram no nosso vocabulário comum, como sinónimos de tragédias e mortes, entre aqueles que, a solo, em grupo ou pagando a intermediários, tentam dar o salto.

É essa realidade incontornável dos nosso dias que Chiocca e Ferraris nos mostram a dois tempos. Primeiro, em Uma noite na fronteira, narram numa banda desenhada quase documental, como a situação tensa que se vive entre os moradores e as autoridades de um e outro lado do muro, pode por um acaso do pérfido destino acabar, mais uma vez, numa tragédia chocante - que é como quem diz na morte de uma vítima inocente. Retrato pungente de um caso real, obriga a questionar como é possível que esta situação se eternize.

Já na sua segunda parte, Um dia na fronteira, o livro adopta o modelo de reportagem desenhada, com os autores a mostrarem o trabalho dos grupos de voluntários que actuam ao longo da fronteira do lado norte-americano.

A edição que, pelo pequeno formato pode passar despercebida, inclui ainda, a abrir, uma entrevista em que os autores desvendam os pressupostos de que partiram.

O conjunto, espelha de forma eficaz as potencialidades da banda desenhada para lá da ficção, aqui em registo de documentário e entrevista, dando rostos e vida - ou mostrando a morte… - dos que de um lado e outro do muro continuam a arriscar-se.


A Cicatriz
Renato Chiocca (argumento)
Andrea Ferraris (desenho)
Escorpião Azul
Portugal, Julho de 2022
170 x 240 mm, 48 p., pb, capa cartão com badanas
12,00€

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 13 de Agosto de 2022; imagens disponibilizadas pela Escorpião Azul; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...