09/08/2022

Edgar P. Jacobs - O sonhador de Apocalipses

As aventuras do grande criador




Lançado originalmente há cerca de um ano, a propósito dos 75 anos da estreia de Blake e Mortimer na revista belga Tintin, Edgar P. Jacobs - O sonhador de Apocalipses está agora disponível em edição portuguesa pela Arte de Autor, curiosamente 70 anos depois de os portugueses os conhecerem no Cavaleiro Andante.
Biografia aos quadradinhos de um dos mais marcantes nomes da BD franco-belga, baseia-se nas muitas visitas e conversas que o argumentista, François Rivière, teve com Jacobs. Ao seu lado, surge o ilustrador Philippe Wurm, que se assume como herdeiro da linha clara, o estilo funcional e de grande legibilidade, assente em cores planas, de que Jacobs foi um dos expoentes.

É por isso sem dificuldade que embarcamos nesta narrativa, sentindo a sombra tutelar do professor Mortimer e do capitão Blake, a fleumática dupla britânica que durante décadas arrastaram os seus leitores, suspensos de cada movimento, do passado ao futuro, de Londres a Paris, do Cairo a Tóquio, do extremo oriente à Ilha Terceira, nos Açores. E, ao fazê-lo, descobrimos como por detrás de cada uma destas obras marcantes, havia um ser humano, com dúvidas e incertezas, com sonhos e ambições. Um jovem que ansiava ser barítono na ópera, que viveu amores e paixões, casou duas vezes e como filhos nos legou dois heróis à moda antiga. Mais tarde, um homem que se revelou superiormente dotado para a ilustração e que o acaso tornou num dos mais importantes que a BD conheceu.

E, entre drama humano e deliciosas anedotas, percebemos como muitas das suas histórias fantásticas partiram do seu quotidiano e dos lugares por onde passava, enquanto O sonhador de Apocalipses nos leva ao longo desse percurso, maioritariamente vivenciado, aqui e ali com algumas liberdades ficcionais, para dar consistência e continuidade à narrativa e para incluir as múltiplas referências às suas obras, que surgem logo na capa, em que facilmente se identificam elementos de vários álbuns de Blake e Mortimer.

Depois de A Marca Jacobs, esta é a segunda biografia do autor belga editada pela Arte de Autor, sendo um exercício curioso comparar os mesmos acontecimentos nas duas obras - e também em As Aventuras de Hergé (edição MaisBD/Devir, 2003), no que respeita à relação, nem sempre pacífica, de Jacobs com o pai de Tintin.


Edgar P. Jacobs - O sonhador de Apocalipses
François Rivière (argumento)
Philippe Wurm (desenho)
Arte de Autor
Portugal, Julho de 2022
235 x 310 mm, 144 p., cor, capa dura
31,00 €

(texto publicado no Jornal de Notícias de 30 de Julho de 2022; imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...