17/08/2022

Marco Polo #2

O viajante de uma vida


Em determinada altura, a banda desenhada habituou-nos a relacionar implicitamente biografias aos quadradinhos com leituras maçudas e pesadas devido a o excesso de informação e ao exagerado tom didáctico, mas felizmente isso é passado como o prova a colecção Descobridores da Gradiva.
Depois de Darwin, Magalhães ou Tenzing, Marco Polo é o mais recente exemplo - e possivelmente aquele em que BD e tom biográfico atingem uma simbiose mais conseguida.

Dividida em dois volumes - O rapaz que realiza os seus sonhos e Na corte do Grande Khan - ambos já disponíveis, esta história da vida do mercador veneziano que atravessou meio mundo, da Itália à Mongólia - e regressou - lê-se como um verdadeiro romance de aventuras.

A isso, não será estranha a presença de Éric Adam e Didier Convard como argumentistas, dois autores com provas dadas e um grande conhecimento do meio, como o comprova este díptico, quase sem textos de apoio e com os diálogos a pontuarem os avanços e recuos necessários para fazer desenrolar a acção. E mesmos estes, cingem-se ao mínimo indispensável, para que a junção de desenho e texto funcione inequivocamente como uma sequência gráfica narrativa bem ritmada e dinâmica.

Para isto contribui de igual modo o desenho realista de Fabio Bon, completamente credível na composição do retrato de época, seja na representação de edifícios e paisagens, seja na reprodução de utensílios e guarda-roupa, sem que isso prejudique o normal movimento das personagens pelas cenas ou limite a sua capacidade de planificar a história de forma aberta e apelativa.

Tudo isto, sob a presença tutelar de Christian Clot, também ele um viajante compulsivo, o responsável pela concepção geral da série - e o garante de que estes álbuns, como os demais, respeitam as questões históricas.

Com Marco Polo a apresentar-se aos nosso olhos ainda adolescente, ao longo desta quase centena de páginas vamos apreciando o seu crescimento até se tornar homem maduro, ao longo da sua viagem da Europa à China, ao mesmo tempo que, em simultâneo com ele, vamos descobrindo usos e costumes, formas de estar e culturas diferentes e surpreendentes, autênticas maravilhas para o seu olhar de então - e nalguns casos ainda para o nosso, hoje. Impulsivo mas sensato, determinado e sempre disposto a ajudar, Marco Polo poderia bem passar por um qualquer herói ficcional generoso e destemido e esta biografia que o sustém naquela zona cinzenta entre o homem e a lenda, funciona como o veículo ideal para nos dar a conhecer uma personagem histórica de muitos já ouviram falar, embora ignorando o que realmente atingiu numa vida passada a viajar.


Marco Polo #2 Na corte do Grande Khan
Christian Clot (concepção geral)
Eric Adam e Didier Convard (argumento)
Fabio Bono (desenho)
Gradiva
Portugal, Julho 2022
235 x 312 mm 64 p., cor, capa dura
18,00 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 6 de Agosto de 2022; imagens disponibilizadas pela Gradiva; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...