26/08/2022

Outermost Comics Edition #1

Periféricos...


Este é um novo projecto, que chega da Madeira, assumindo-se como revista e com a pretensão de uma periodicidade semestral.
O primeiro número já anda por lá - mas pode chegar a toda a parte - e da sua leitura fica a vontade de o voltar a reencontrar, se bem que são evidentes as tremuras do recomeço e alguma falta de experiência dos intervenientes - mas é também para que a ganhem que a Outermost Comics Edition serve...

Apresentando-se como uma “revista antológica (…) para os criadores de das Regiões Ultraperiféricas da Europa”, tem a particularidade de um editorial… sob a forma de BD - e de abrir com uma história - Questões da Ultraperiferia - que serve de cartão de apresentação e justificação do projecto, da dupla Paola Rivas (autora também de Cooking Lesson) e Roberto Macedo Alves, este último o seu impulsionador e coordenador.

Afirmando ainda ser feita de “experimentalismo e aprendizagens diversas”, a Outermost Comics Edition #1 ostenta-o especialmente em A Lenda do Cavalum recontada por Francisco Branco.

A fechar, fica um sentimento ambíguo: Se Ojos que no veen, corazon que siente, assinada por Antony Brazão, com traço dinâmico, uma interessante utilização de apontamentos vermelhos no preto/branco/cinza que domina as pranchas e uma clara inspiração (/homenagem?) na origem de Daredevil, é a mais estimulante do conjunto, tem igualmente a pecha de ser uma história em continuação, o que é sempre uma limitação num título de distribuição limitada e periodicidade alargada, factores que a disponibilização de uma versão digital podem sempre mitigar.


Outermost Comics Edition #1
Roberto Macedo Alves, Paola Rivas, Francisco Branco e Antony Brazão
Sétima Dimensão
Portugal, Junho 2022
170 x 260 mm 48 p., cor, capa fina, semestral
Pedidos

(imagens disponibilizadas pela Sétima Dimensão; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...