19/08/2022

Seuls: Intégrale du Cycle #2

Montanha-russa


Confessei aqui alguma desilusão pela forma como Seuls se foi desenvolvendo. Com um ponto de partida desafiante - o desaparecimento de todos os adultos de uma cidade, Fortville - foi aos poucos assumindo contornos (ainda) mais fantásticos.
Essa desilusão - que na altura classifiquei de parcial - fez com que o regresso à série demorasse mais do que inicialmente previra, mas em boa altura o fiz porque, iludidas as expectativas iniciais, avancei de espírito aberto para ler mais quatro álbuns de uma das mais desafiantes e intrigantes narrativas aos quadradinhos a que me dediquei nos últimos anos.

Definida a situação dos cinco protagonistas - Dodji, Leïla, Yvan, Camille e Terry - iniciais e daqueles que entretanto foram surgindo ao seu redor, com Saoul e o Maitre des Couteaux à cabeça, a primeira metade deste novo ciclo - os álbuns La quatrième dimension et demi e Les Terres Basses - é um prodígio narrativo, com a adrenalina sempre no máximo, as situações limite a multiplicarem-se e o ritmo vivo e dinâmico a não darem tempo ao leitor sequer para se agarrar ao seu sofá. Não sei como foi possível aos leitores da Spirou degustarem isto ao ritmo de umas poucas pranchas semanais, mas a verdade é que nas minhas mãos este integral não durou nem 48 horas.

E, se reconheço que - mais uma vez! - esperava outro direccionamento narrativo, confesso-me rendido à forma como Gazzotti e Vehlmann vão renovando, recalibrando e redefinindo o que já dava como certo, num universo misterioso e sumamente estimulante.


[O que escrevo a seguir pode dar a conhecer mais do que os potenciais leitores de Seuls desejam, por isso sugiro que saltem este parágrafo.

Aos outros, adianto - ou confirmo - que as crianças, mortas no mundo real em que vivemos, se encontram no limbo, que possui características, regras e noções próprias, mas o facto de não poderem voltar a morrer e de haver diversos locais bem diferentes nesse mundo e seres misteriosos com propósitos obscuros, são (mais) factores a favor de uma série muito bem desenhada em termos dinâmicos - embora o seu traço pouco tenha a ver com o ambiente e a violência, implícita e explícita - com que os autores nos presenteiam.

Chegado aqui, só tenho uma certeza, vou fazer a leitura do Intégrale du Cycle 3 tão breve a Dupuis o edite...]


Seuls: Intégrale du Cycle 2
Inclui os álbuns La quatrième dimension et demi (2011), Les Terres Basses (2012), Les Arènes (2013) e Avant L'Enfant-Minuit (2015)
Vehlmann (argumento)
Gazzotti (desenho)
Dupuis
Bélgica, 2017
218 x 300 mm, 224 p., cor, capa dura
ISBN: 9782800157733
28,95

(imagens disponibilizadas pela editora Dupuis; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...