04/08/2022

Par Toutatis!

Um Astérix por... ou quase



Não o sendo verdadeiramente - e para dissipar eventuais dúvidas o autocolante na capa afirma-o claramente - este regresso de Lapinot funciona quase como um Astérix por..., à imagem do que assumidamente as respectivas editoras fizeram com Spirou (infelizmente quase inédito por cá...) e Lucky Luke (em boa hora disponibilizado por A Seita).

Reconheço que não é muito fácil escrever sobre esta obra sem desvendar um pouco do seu conteúdo, mas limito ao mínimo as revelações para não retirar o prazer que a leitura pode proporcionar.

Por razões que os leitores descobrirão, Lapinot - o herói/anti-herói/alter-ego do autor - dá por si na 'pequena aldeia gaulesa que bem conhecemos' na pele de, nada mais, nada menos, do que Astérix. As razões irão sendo explanadas ao longo das pranchas, enquanto vão sendo adiantados os contornos de um confronto do 'pequeno guerreiro gaulês' com o deus que desde sempre o protegeu e aos seus compatriotas, o omnipresente Toutatis.

Com todos os elementos expectáveis numa aventura dos gauleses - Obélix, Panoramix, a (falta de) frescura do peixe, as canções do bardo, os confrontos com os romanos, as caçadas aos javalis e, principalmente, a poção mágica no centro dos acontecimentos - esta é uma obra que decorre em bom ritmo, com os trocadilhos a sucederem-se e os piscares de olho a serem mais do que os desvios - evidentes e assumidos - à obra original.

Homenagem que se compreende sincera a René Goscinny e a Albert Uderzo, criadores originais de Astérix, Par Toutatis!, se pode ficar um pouco aquém daquilo que o percurso de Trondheim justificava esperar, em especial na justificação de base da trama, não deixa de ser uma obra divertida, plena de referências - e não só ao universo da BD - e que justifica uma leitura (muito) atenta pelos apreciadores de Astérix, para a usufruir na sua plenitude.


Par Toutatis!
Lewis Trondheim
L'Association
França, Junho de 2022
220 x 285 mm, 48 p., cor, capa dura
14,00 €

(imagens disponibilizadas por L'Association; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...