11/08/2022

Tango #5

O passado bate sempre muitas vezes


O pressuposto é claro: Tango é uma série de aventuras franco-belga, com tudo o que de bom e menos bom que isso acarreta; se se lhe reconhece competência, profissionalismo e qualidade q.b., também é evidente que assenta nalguns clichés e estereótipos.
Independentemente disso - ou talvez mesmo por isso - se nunca desilude, também nunca chega a deslumbrar. O que não é contraditório com escrever que este quinto tomo, O último condor, é, possivelmente, o melhor até agora.

Outra característica positiva de Tango, é a possibilidade de ler os álbuns de forma independente - embora seja óbvia a vantagem de conhecer o passado dos protagonistas: Tango e Mário. A título de informação, para quem desconheça, digo apenas que ambos estiveram ligados a forças de segurança nos seus países - Estados Unidos e Argentina, respectivamente - mas, por razões que formos aprendendo, já há muito as deixaram. O que não é sinónimo de elas terem aberto completamente mão deles - o mesmo se passando com os respectivos passados.

Agora, são aventureiros e viajantes - marinheiros mais exactamente - que neste álbum em concreto decidiram estabelecer-se em terra, enquanto senhorios de um bloco de apartamentos.

No caso presente, um encontro indesejável de Mário com alguém que conheceu quando era polícia, coloca-o em maus lençóis e Tango terá de intervir para ajudar o seu amigo.

Sem a trama ser especialmente original, distingue-se por vários motivos.

Primeiro, o ritmo cadenciado que os autores lhe imprimiram, potenciado pelo facto de a acção ao longo do álbum alternar entre vários locais, com protagonistas díspares - e alguns saltos temporais.

Depois, a nota interessante da referência histórica aos métodos intimidatórios de que as ditaduras sul-americanas usaram e abusaram para se perpetuarem, o que proporciona alguma consistência extra ao relato.

Ainda, o protagonismo (mais) repartido entre Tango e Mário.

Finalmente, porque uma boa aventura, musculada, em estado puro e com algumas (pequenas) surpresas, é sempre bem-vinda, mais que não seja, como distracção pontual de outras leituras mais exigentes e estimulantes.

Como nota terminal, sem renegar que continuo a achar que há demasiados espaços vazios nas vinhetas, uma referência à planificação ampla, que deixa espaço ao desenho para respirar e até brilhar numa conseguida conjugação de traço realista e belas cores.


Nota final

...e com este álbum, são já 5 em 6 publicados em português em apenas 10 meses. Não há dúvida que o paradigma editorial mudou por aqui.


Tango #5 O último condor
Matz (argumento)
Philippe Xavier (desenho)
Gradiva
Portugal, Julho de 2021
233 x 313 mm, 56 p., cor, capa dura
18,00 €

(imagens disponibilizadas pela Gradiva; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

4 comentários:

  1. Banda desenhada de primeira qualidade!!!

    ResponderEliminar
  2. Tango, uma excelente série! Venha o 6º!

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver até quando o paradigma se aguenta...acho muita fartura numa altura que os preços aumentaram (é abissal a diferença entre uma capa dura de uma das novas editoras e um lançamento Publico\ASA, obviamente com menos extras porventura , mas ...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não questionando que os livros estão caros para o nosso custo de vida, não é possível comparar o preço das edições que saem com jornais com as edições normais de livraria. As que saem com os jornais beneficiam de uma tiragem maior e pagam menor percentagem pela distribuição, o que pesa de forma significativa no preço final.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...