18/08/2022

Os Quadradinhos de Müller, 52-82

Enciclopédia...


Adolfo Simões Müller foi, possivelmente o mais importante director de publicações infanto-juvenis que este país teve e a comprová-lo estão títulos como o Papagaio, Diabrete, Cavaleiro Andante, Foguetão ou Zorro que, durante décadas, proporcionaram o melhor da banda desenhada (com predominância da franco-belga) aos leitores portugueses.

Depois das obras monográficas dedicadas às duas primeiras revistas referidas, José Azevedo e Menezes reuniu neste volume reúne as outras a que Müller se dedicou.

Depois de uma introdução geral que contextualiza a obra e as respectivas referências, o autor disponibiliza imensa informação sobre cada uma delas: duração e características, autores/séries/histórias publicadas, separatas, concursos organizados, títulos derivados, curiosidades diversas, os nomes com que os heróis foram (re)baptizados em português... tudo profusamente ilustrado com capas, capas originais ou pranchas publicadas, fazendo dela um elemento fundamental para quem quiser saber mais sobre esse (extenso) período áureo da publicação de histórias aos quadradinhos entre nós.

O presente volume, que tanto pode funcionar como leitura didáctica ou como obra de consulta, inclui ainda entrevistas com Artur Correia e José Pires e duas bandas desenhadas da época: Águas perigosas, de Bellavitis e Belloni, e O Zorro na Teia da Aranha, (surpreendentemente) assinado por Guido Buzelli.


Os Quadradinhos de Müller, 52-82
José Azevedo e Menezes
Edição de autor
Portugal, Junho de 2022
210 x 297 mm, 242 p., pb e cor, capa cartão
Encomendas: azevmen@hotmail.com

(imagens disponibilizadas pelo autor; clicar nesta ligação para ver mais páginas ou nas aqui reproduzidas para as apreciar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...