Não tentem fazer isto em casa...
Numa
época em que impera a ditadura do ‘politicamente correcto’ e a
presunção de que tudo é ofensivo para alguém e em
que umas quantas minorias acéfalas tentam impor os seus pontos de
vista, censurando, reescrevendo, alterando ou proibindo, uma leitura
como Adele,
surge como uma refrescante alternativa, livre de pressões e
preconceitos e é
uma pedrada no marasmo reinante
Eu sei que é apenas uma banda desenhada, para crianças - embora muito aconselhável para leitores de todas as idades, de mente aberta e espírito livre - mas não são muitas as (obras) que desabridamente se atrevem a abordar de forma jocosa alguns dos temas aqui expostos e não imaginam o quão gratificante foi para mim vê-la a disparar - literal e figuradamente! - em todas as direcções e assistir nas suas pranchas a um pouco daquilo que os censores modernos gostam de expurgar em obras de historial único e riqueza expressiva, que eles minam e deturpam.
Comparativamente com Ariol - porque escrevi sobre essa outra série para os mais novos recentemente - enquanto este assenta na ingenuidade e na insegurança da infância para nos servir um humor simples e desarmante, em Adele é a crueldade intrínseca dos mais pequenos - e como eles sabem ser maus cruéis! - que vem ao de cima, bem como o seu prazer em provocar e desafiar os outros e as convenções, apontando especialmente aos seus ódios de estimação: o gato, o pai, o (candidato) a namorado…
Se do volume #1 para o #2 já era notório um crescendo do humor, isso acentua-se nestes A culpa não é minha e, principalmente, O amor é uma seca, que já explicam à saciedade as razões do grande sucesso francófono desta insuportável pequena.
Nota final
Termino com uma (justa) referência à capa cuidada da edição que, apesar do pequeno tamanho - à medida das mãos dos leitores mais novos a quem primeiramente se dirige - apresenta aplicações localizadas de verniz e o título da série em relevo.
Se eles não reparam, muitos dos progenitores serão capazes de apreciar...
A
Incrível Adele #3 A culpa não é minha
A
Incrível Adele #4 O amor é uma seca
Mr.
Tan (argumento)
Miss
Prickly (desenho)
Bertrand
Editora
Portugal
Dezembro
de 2022/Janeiro de 2023
159
x 201 mm, 96 p., cor, capa cartão com badanas e brinde
10,90€
(imagens fornecidas pela Bertrand Editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário