20/03/2023

Poirot: Drama em três actos + Ideiafix #2

Continuidade. Intemporalidade. Competência.

Dois títulos recém-chegados ao mercado nacional, justificam uma abordagem, segundo os vectores referidos acima.
Vamos a ela.


(Dupla) continuidade

É um paradigma recente - de meia dúzia de anos - que tardiamente se afirma no mercado nacional de banda desenhada: a edição contínua, regular e (no final) completa das séries em publicação.

Os Romanos levam uma abada é o segundo volume das aventuras de Ideiafix e os Irredutíveis - com o terceiro já anunciado para o início do Verão - e Drama em três actos, uma nova investigação do famoso detective belga Hercule Poirot, inicia a segunda dezena de álbuns baseada no universo de Agatha Christie. Nunca é demais referir esta continuidade, que representa respeito para com os leitores e é uma mais-valia para as editoras, pois vinca a sua idoneidade e permite a confiança de quem compra.

E em continuidade do texto, é aqui que aplico o quantificador numeral multiplicativa que abre o subtítulo deste excerto pois, para além da continuidade editorial no nosso país, estas duas edições assinalam também uma continuidade na exploração de dois universos bem (re)conhecidos.


Intemporalidade

Isto encaminha-nos para o segundo vector considerado. Quer o universo de Astérix, quer o de Agatha Christie - considerado no particular das investigações de Poirot ou no mais amplo espectro do policial que a escritora britânica explorou como ninguém - garantem uma atenção mediática e um interesse por leitores que vão para lá do núcleo fiel à banda desenhada.

São mundos ficcionais que fazem parte do conhecimento e do imaginário comuns há décadas, o que lhes garante uma intemporalidade que, para as editoras, numa altura em que a voragem do tempo é imparável, é sempre de sublinhar.

No caso de Ideiafix, apontando aos mais novos - com a boleia da série que passa na RTP 2, embora desafie também a curiosidade dos mais velhos que cresceram com Astérix - ou, no caso de Poirot, piscando o olho a quem aprecia especialmente o policial, as duas propostas têm uma característica em comum: a sua...


Competência

Nos dois casos, as obras são auto-suficientes neste género narrativo, sem implicarem conhecimento antecipado dos respectivos universos - embora este seja sempre um factor extra que permite uma melhor fruição.

Os argumentos, planificações e desenhos revelam conhecimento do meio, profissionalismo e, aqui e ali, mesmo algumas surpresas ou piscares de olho que satisfarão leitores mais exigentes. Garantem, um e outro, uma leitura agradável que, não deslumbrando, também não desilude, pois cumprem o que prometem e dão aquilo que delas esperamos.

Não é pouco.


Hercule Poirot: Drama em três actos
Frédéric Brémaud (argumento)
Alberto Zanon (desenho)
Arte de Autor
Portugal, Fevereiro de 2023
210 x 285 mm, 64 p., cor, capa dura
19,00 €


Ideiafix e os Irredutíveis #2 - Os Romanos levam uma abada!
Hervé Benedetti, Nicolas Robin, Simon Lecocq (argumento)
Philippe Fenech e Jean Bastide (desenho)
ASA
Portugal, Março de 2023
160 x 200 mm, 72 p., cor, capa cartão com badanas
12,90 €

(imagens disponibilizadas pela Arte de Autor e pela ASA; clicar nesta ligação para descobrir mais pranchas de Drama em três actos ou nas imagens aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar sobre o texto a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...