09/03/2023

Príncipe Valiente (1974-1976)

Reencontro com um velho amigo...


Ainda sob o peso de alguns preconceitos, este novo reencontro com o Príncipe Valente - a caminhar a passos largos para uma decadência (hoje (re)conhecida) - foi como encontrarmos um parente ou um velho amigo de quem já fomos próximo mas que já não víamos há muitos anos.
As histórias que contam parecem familiares, outras soam como repetidas, mas o entusiasmo que provocam não é o mesmo e a afinidade que em tempos se sentiu parece ter desaparecido - ou pelo menos desvaneceu-se em grande parte. Percebe-se com tristeza que os tempos mudaram e que não há volta a dar.

Não há dúvidas que é o mesmo parente ou o mesmo velho amigo, que os familiares que refere são os que conhecemos, que cita lugares conhecidos, mas algo mudou com os anos que nos afastaram ou as vidas que levaram para locais distintos.

Passando claramente ao objecto desta crónica, em El Regreso del Héroe, trata-se (do aproximar) do fim de uma vida - e que obra ela nos legou! - Foster os últimos passos de uma saga imensa, única e fabulosa, e Murphy, ainda amparado naquele, tentava, sob a direcção do mestre, manter viva a chama do altivo e soberbo cavaleiro. Mas, graficamente, Murphy não era Foster, mesmo tendo-se esforçado por se aproximar do traço original e sendo notórias melhorias com o passar das páginas.

No entanto, as histórias - que nalguns casos assumidamente evocam o passado - expõem por vezes semelhanças com outras que conhecemos - e com as quais vibramos. Esta sensação de reconto acentua-se porque, se em anos áureos um episódio durava meses, agora com frequência fica resolvido em poucas semanas - ou até numa única prancha! O medo de Foster partir antes de a concluir? A mudança dos hábitos de leitura? Não sei responder...

No final, chegados à última página, estes momentos agora passados juntos, sabem a pouco, não pedem repetição - e empurram até a um regresso ao passado, para evocar e reviver momentos melhores, mais felizes, mais conseguidos, mais exaltantes.


Príncipe Valiente XIX
1974-1976 El Regreso del Héroe
Hal Foster (argumento)
John Cullen Murphy (desenho)
La imprenta
Uruguai, Junho de 2022
185 x 250 mm, 160 p., pb, capa cartão
25,00€

(imagens disponibilizadas pela La Imprenta; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

1 comentário:

  1. Manuel Caldas9/3/23 13:42

    Pois é, Pedro, é como dizes, como muito bem dizes. A magia desapareceu. Fica o interesse por conhecer os últimos estertores da longa agonia artística de um génio.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...