O Natal é quando - e como - o homem quiser
Costuma dizer-se que o Natal é quando o homem quiser. Em relação às revistas da Turma da Mônica que são distribuídas em Portugal, foi em Novembro, data em que chegou às bancas e quiosques este Especial de Natal. E que leva a escrever também que 'o Natal é como o homem quiser'.
O 'homem', Maurício de Sousa, obviamente - ou mais exactamente, nesta altura, a grande equipa de argumentistas e desenhadores que trabalham nas suas publicações. E que adaptaram e transformaram as especificidades dos componentes da Turma, à quadra natalícia com o habitual humor, um toque de absurdo ou a quebra da quarta parede aqui e ali,
É por isso que o Louco surge travestido de árvore de Natal, a Mônica pede de presente a perda da força, o Natal feliz leva os adultos ao tempo de bebés e assumir o fato do Pai Natal por uma tarde num centro comercial tem muito que se lhe diga.
Está longe de ter o toque especial que há muitas décadas assumiam os números natalícios das revistas aos quadradinhos portuguesas, com capas alusivas elaboradas pelos grandes desenhadores portugueses da época, mas, como é Natal, 'ninguém leva a mal' e a leitura é agradável e divertida.
Mônica
Especial de Natal #17
Maurício de Sousa
Panini Comics
Brasil, Novembro
de 2023
134 x 190 mm, 160
p., cor
4,25
€
(capa disponibilizada pela Panini; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário