Mais
outra vez, mais
outro herói
Um pouco a exemplo de Michel Vaillant e Chevalier Ardent, mas contrariando o tom mais maduro deste último, também Ric Hochet possui um elevado número de histórias curtas, provenientes igualmente da Tintin Pocket Séléction, Super Tintin e de números especiais.
Nelas, é possível apreciar a evolução do famoso jornalista detetive, uma vez que na primeira narrativa de Premières Armes surge ainda como um simples ardina [aqui ao lado], pouco mais do que adolescente, mas rapidamente cresceu o suficiente para conduzir o seu emblemático Porsche amarelo e ao longo deste volume vai-se tornando o detetive mais tradicional, adulto e já protagonista que hoje reconhecemos das histórias de maior fôlego
Aliás é curioso ver como a busca dos traços e do carácter do protagonista levam a pormenores no mínimo rocambolescos como o facto de um Ric já jovem adulto utilizar um ioiô como distração... E até como arma!
Já em K.O. en 9 rounds - que tem o desconcertante promenor de identificar na capa o culpado de cada um dos casos investigados... - se o Ric Hochet apresentado é o icónico herói que conhecemos, a planificação trai claramente a origem, em formato menor, das narrativas. E se aqui aparecem alguns dos seus adversários - e aliados - mais famosos, não deixa de ser curioso que haja até participações dos próprios autores, Tibet e Duchateau, como vítimas ou culpados, em alguns destes curtos relatos.
Como nos outros casos citados - Michel Vaillant e Chevalier Ardent - muitas destas narrativas e algumas outras, foram publicadas em português na revista Tintin e nos seus vários sucedâneos, bem como no Mundo de Aventuras.
Ric
Hochet - Premières
Armes
Tibet
e Duchateau
Le
Lombard, 1997
220
x 295 mm, 48 p., cor, capa dura
Ric
Hochet -
K.O. en 9 rounds
Tibet
e Duchateau
Le
Lombard/Havhette,
2012
220
x 295 mm, 84
p., cor, capa dura
(imagens recolhidas no site BDGest Bedetheque; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)
Sem comentários:
Enviar um comentário