Em busca do macarrão perdido
Após a designação de Melhor Obra de BD de Autor Português no Amadora BD 2023, por Elviro, o regresso de Paulo J. Mendes era aguardado com bastante expectativa e O Atendimento Geral revela-se à altura delas e confirma o autor portuense como um sólido contador de histórias.
Lombinhos é um funcionário exemplar da empresa O Atendimento Geral, por isso é designado para ir abrir uma filial numa pequena vila do interior, Valhamaçanta, onde até passou os seus verões de adolescente, em casa das tias, frente a abundantes e deliciosas pratadas de macarrão. Até ao dia em que o puseram na rua. O regresso vai permitir reencontrar amizades e paixões juvenis mas também acordar velhos fantasmas, o principal deles o que o paralisa sempre que se envolve fisicamente com alguém.
Porque, para além de Lombinhos, ao longo de quase três centenas de páginas, entrecruzam-se diversas outras histórias, que se encadeiam, aproximando-se e afastando-se e narradas a diferentes níveis, com personagens tão curiosas e inesperadas como o casal que contesta obrigação de trabalhar só porque lhe pagam um salário, os estranhos machões que trabalham nas obras locais ou o mestre de uma arte marcial oriental desconhecida no Japão.
Usando os diversas matizes do humor, do satírico à crítica social, passando por um certo tom galhofeiro e até por apontamentos de humor negro, Paulo J. Mendes aproveita para explanar e/ou criticar as sociedades actuais. Dessa forma, propõe uma história bem-disposta que põe a nu, literal e figuradamente, desertificação do interior e a sua transformação numa caricatura grotesca das grandes cidades devido à construção desenfreada que descaracteriza as regiões, o desequilibro entre o progresso sonhado e a realidade incontornável, a homofobia, a agricultura sustentável ou a chegada de migrantes são alguns dos elementos que ressaltam deste deste sólido romance gráfico, cuja dimensão lhe permite desenvolver as personagens, caracterizar os ambientes, criar expectativas e explorar as situações, dando uma grande consistência ao todo.
Inevitavelmente, e quem conhece (a obra de) Paulo J. Mendes imagina o estilo, há também uma saudável dose de absurdo, consubstanciada na transformação de pastas diversas, com o macarrão à cabeça, em frutos de estranhas plantas.
Graficamente, se por um lado a experiência como urban sketcher permite a Paulo J. Mendes criar espaços urbanos credíveis e muito bem preenchidos, por outro, a opção pelo preto e branco que fez neste livro, possibilita uma melhor apreciação do seu traço caricatural e do seu bom domínio de sombras e contrastes que recriam uma vila de Valhamaçanta em todo o seu chico-espertismo saloio, aliado a um certo desencanto inesperado mas que configura uma outra dimensão ao livro.
O
Atendimento Geral
Paulo
J. Mendes
Escorpião
Azul
Portugal,
Outubro de 2019
179
x 240, 272
p., cor,
capa mole com badanas
29,00
€
(versão revista do texto publicado na edição do Jornal de Notícias a 22 de Novembro de 2024; imagens disponibilizadas pela Escorpião Azul; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário