Irresistível!
Entre as várias séries humorísticas de uma ou duas páginas que integram regularmente o sumário da revista belga Spirou, que fui conhecendo através da Méga Spirou, primeiro, e mais recebtemente da sua sucessora Giga Spirou , há uma à qual não consigo resistir há muito tempo: Game Over.
O seu princípio é assustadoramente básico: há uma princesa em perigo, constantemente apanhada em situações engenhosas, delirantes, limite ou pura e simplesmente absurdas; há monstros - os blörk que a querem matar/capturar/comer...; e há um pequeno bárbaro entusiasta apaixonado, que a quer salvar - na verdade o avatar virtual de Kid Paddle, que dá nome a outra criação de Midam, também divertida mas não tanto quanto Game Over.
O problema é que, por mais que faça, por mais imaginação que tenha, por mais vontade que demonstre, o resultado final é sempre o mesmo: game over! Que é como quem diz, 1-0, 2-0, 3-0, 4-0... para os blörk, frequentemente devido à falta de jeito e ao jeito para disparatar da princesa.
Mas, acima de tudo, o que me seduz e me faz rir com frequência nesta série, é o modo como os seus autores, Midam e Adam, conseguem a cada nova página inovar, criar, reinventar uma situação e um desfecho diferentes, surpreender-nos sempre apesar de sabermos que o resultado final não irá mudar.
O sucesso, porque é sucesso que se trata, mede-se nos 23 álbuns da série já publicados - mais de 1000 pranchas! - mais umas quantas compilações ou edições especiais, com vendas totais superiores a um milhão de exemplares.
Este
Princess Over, que me veio ter às mãos, é uma dessas
compilações e espelha esse sucesso pelo facto de muitos dos gags
publicados terem participação - escrita ou desenhada... - de
autores estranhos à série.
O grande problema de Game Over é
que, por mais que à partida o leitor decida ler apenas duas ou três
páginas por dia - no máximo... - a verdade é que depois de
iniciada é quase impossível suspender a leitura e as 48 páginas
sem texto do álbum voam num ápice...
Game
Over - Princess Over
Midam,
Gof, Patelin, Thitaume, Benz e Venet
(argumento)
Midam,
Adam, Julien e P. Auger
(desenho)
Glénat
Éditions
França,
2020
216
x 298
m, 48
p., cor, capa dura
com título brilhante e aplicações em relevo
11,50
€
(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário