O outro lado do autor
Colectânea de histórias curtas, este Hommage à Morris distingue-se pelo facto de o criador de Lucky Luke surgir como co-protagonista do 'cowboy que dispara mais rápido que a própria sombra' em todas elas.
Ou melhor, no caso, no gag que ocupa a contracapa, do 'homem que desenha mais rápido do que o seu autor'.
Nas várias propostas, algumas francamente inspiradas, todas divertidas e com um bom sabor nostálgico e de homenagem e grande fidelidade ao espírito da série, vamos encontrar o próprio Luke, claro, mas também Rantaplan, Jolly Jumper, os Dalton, Hank, o condutor de diligências, Calamity Jane e Billy the Kid, entre alguns outros como o próprio René Goscinny, que evocam boas memórias e belos momentos de humor de uma série que faz parte do conhecimento comum e da nossa memória colectiva, o que as torna de leitura acessível e compreensível.
E, sinceramente, no seu todo, de valor superior ao conjunto dos nomes aqui reunidos, dado que entre os 18 autores incluídos neste projecto, os nomes mais sonantes são Achdé, Cauvin, Rouge ou Stalner, para além, claro está, de Albert Uderzo que assina o prefácio.
Curiosamente, este álbum teve uma primeira versão editada, que se intitulava Le pére de Lucky Luke, que foi retirada do mercado porque o título não agradava a Morris.
Hommage
à Morris
Achdé,
Bourgne, Bordes, Cauvin, Chalvon, Dugue, Formosa, Glaudel, Juszezak,
Laroche, Pecqueur, Puyjarinet,Rodolphe, Rouge, Stalner, Tranchant,
Vatine e Widenlocher
Gems
Éditions
França,
1999
225
x 295 mm, 48
p., cor, capa dura
(imagens carregadas online; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário