14/07/2025

Tex Gigante #39 - Pela Honra do Texas

Histórico




Não é a primeira vez que uma história de Tex tem base histórica, longe disso, mas, na minha leitura, este foi um dos relatos do ranger em que o peso dos factos históricos mais se fez notar e o tornou mais consistente e contido.

O facto em si, é o chamado Massacre de Nueces que teve lugar em 1862, em plena guerra civil norte-americana entre os abolicionistas do Norte e os defensores da escravidão do Sul, e opôs um bando destes últimos a um grupo de emigrantes originários da Alemanha, que foram completamente dizimados. Os alemães representavam na época cerca de 5% da população do estado do Texas e eram frontalmente contra a escravidão dos negros. Como sempre nos confrontos, as coisas nunca são a preto e branco e a presença, entre os sulistas, de alguns bandidos com outros interesses, desde terras a vinganças pendentes, contribuiu para aquele desfecho trágico.

Esta pesada carga histórica - apoiada por outros factos reais relevantes que vão sendo transmitidos ao leitor de forma natural e coerente - condiciona - no bom sentido - uma história que vai avançando a dois tempos, narrada por um lado por Kit Carson e por outro por Tex Willer, num tempo em que os dois eram bem mais jovens embora Tex já tivesse deixado o seu estatuto original de fora da lei. Deste modo, Pela Honra do Texas, decorre numa época que talvez se possa considerar intermédia entre as aventuras do jovem Tex Willer e o tempo presente do ranger. Nele, os dois irão encontrar-se pelo breve instante de umas poucas páginas, para se voltarem a separar, até quase ao final do relato, transformando quase em duas histórias este Pela Honra do Texas

O tal peso histórico, se por um lado torna mais credível o relato e faz de Tex e Kit menos invencíveis e mais humanos - até porque não conseguem evitar o que na vida real aconteceu - por outro afasta-o ce alguma forma da construção habitual da série, tornando-o um caso raro, mas não único, em 80 anos de cavalgadas e tiroteios. Também por isso, ostenta um ritmo mais lento e pausado em relação ao que é normal, aproveitando Mauro Boselli para ir desenvolvendo a sua narrativa com o cuidado de colocar à frente do leitor as diversas sensibilidade e opções num momento em que a História não se fazia a preto e branco e em que as posições iam bem mais além do que ser nortista ou sulista, tentando alguns provar que uma posição intermédia talvez fosse possível. Aliás, curiosamente, não é de todo errado afirmar que, se em termos práticos os dois ranger defendem o mesmo, o seu posicionamento teórico é quase oposto, ocupando lugares por detrás de barricadas diferentes.

O traço de Maurício Dotti, pelo seus contornos realistas, pelo cuidado posto na reconstrução de época visível em armas, construções e vestuário, pelo trabalho cuidado visível em cada grande plano dos rostos, pelo recriar que forma quase tangível dos cenários naturais e selvagens e pelo apurado desvelo colocado em cada cena de grupo, revela-se a escolha ideal para ilustrar este relato e para ajudar de forma notável a credibilizá-lo, dado o seu tom histórico.


Tex Gigante #39 - Pela Honra do Texas
História originalmente publicada em Tex Speciale #39 (SBE, Itália, 2023)
Mauro Boselli (argumento)
Maurizio Dotti (desenho)
Mythos Editora
Brasil, Outubro de 2023
185 x 275 mm, 240 p., pb, capa cartão
R$ 79,90

(texto publicado originalmente no Tex Willer Blog; capa brasileira disponibilizada pela Mythos Editora; restantes imagens disponibilizadas pela Sergio Bonelli Editore; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...