Um sonho bizarro
Regresso
à temática dos crossovers.
Neste
tempo de globalização, com tudo o que isso arrasta de melhor mas
também de menos bom, mesmo quem não é leitor regular de banda
desenhada reconhece personagens como Batman ou Dylan Dog. Para quem
os lê regularmente, o
desejo é muitas vezes outro: imaginar os seus heróis favoritos
juntos, pertençam eles ou não ao mesmo universo.
Neste particular, um dos mais famosos crossovers, que nos nossos dias seria extremamente mediatizado, foi aquele que nos anos 1970/80 colocou lado a lado vários super-heróis da Marvel e da DC Comics.
A edição que trago hoje, editada pela cooperativa A Seita, reúne as duas personagens atrás citadas, numa edição intitulada A sombra do morcego, que surgiu como parte de uma surpreendente parceria entre a DC Comics e a Sergio Bonelli Editore - esta última claramente mais beneficiada pela divulgação extra que recebeu nos EUA, numa tentativa de ganho de quota num mercado em que é residual - e que originou outros encontros inusitados, como Zagor & Flash ou Liga da Justiça & Nathan Never.
Curiosamente, A sombra do morcego parte de uma primeira aliança entre vilões, respectivamente Xarabás e Joker, que acabará por forçar a associação dos heróis, inicialmente pouco desejada por ambos, mais habituados a actuar isoladamente.
Entre o tom vagamente policial e a exploração do lado mais fantástico que pode ser encontrado nas aventuras das duas personagens, o relato, em crescendo, vai ter por cenários Londres e Gotham, revelando que heróis e vilões não estão sozinhos nas suas demandas, multiplicando-se as participações de personagens das respectivas galerias - ou até fora delas, como é o caso de um certo John Constantine ou do demónio Etrigan.
Feliz na forma como conseguiu combinar de forma eficaz o humor negro e absurdo característico de Dylan Dog com o tom soturno que caracteriza Batman, o argumentista Roberto Recchioni - que já proporcionou algumas propostas bem interessantes, entre as quais destaco Monolith e Dylan Dog: Mater Morbi - tomou algumas liberdades desafiadoras como a associação de Xarabás à origem do Joker ou a relação surpreendentemente próxima de Dylan com Selina, a Catwoman. Liberdades que funcionam muito bem no conjunto e que dão substância ao encontro dos dois heróis.
Para quem se atrever a mergulhar nesta edição, o principal desafio será identificar as características e as personagens de um universo e de outro, sem que isso venha retirar o prazer que a leitura deverá proporcionar.
Dylan
Dog & Batman - A sombra do morcego
Roberto
Recchioni
(argumento
Werther
Dell'Edera e Gigi Cavenago (desenho)
A
Seita
Portugal,
2025
180
x 275 mm, 224 p., cor, capa dura
29,90
€
(versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 30 de Agosto de 2025; imagens disponibilizadas por A Seita; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário