16/04/2013

El Informativo Nocturno











100% Cult Comics
Jonathan Hickman
Panini Comics
Espanha, Novembro de 2012
170 x 260 mm, 176 p., cor, brochado com badanas
16,00 €


Resumo
Compilação de “The Nightly News”, originalmente publicado nos Estados Unidos em seis comic-books entre Novembro de 2006 e Junho de 2007, é uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação para moldar a realidade ao gosto daqueles que os detêm.
Como ponto de partida tem uma série de atentados organizados por uma organização clandestina, A Mão, e coordenados pelo seu líder, A Voz, contra jornalistas, locutores e repórteres de imagem, com o objectivo de desestabilizar os meios de comunicação social.

Desenvolvimento
A primeira surpresa nesta obra, originalmente surgida numa editora independente norte-americana, a Pronea, é o nome do seu autor: o mesmo Jonathan Hickman que refez há pouco tempo o Quarteto Fantástico, “matando” o Tocha Humana e transformando-o em FF (Fundação Futuro).
(Re)conhecido como argumentista, Hickman, aqui também desenhador, opta por um traço aqui e ali mais próximo do design, com evidentes limitações, em especial ao nível do movimento, com algumas planificações pouco eficientes e o recurso à repetição de poses, o que introduz uma série de condicionamentos e obriga a um esforço acrescido por parte do leitor.
Muito densa na sua concepção – dá a sensação que Hickman quis abordar demasiados aspectos ao mesmo tempo – obriga a uma leitura muito atenta, para interligar a narrativa propriamente dita com os múltiplos aspectos co-relacionados que o autor vai integrando nas pranchas, de diversas formas – notas de rodapé, referências, comentários, infografias…
Denúncia, obviamente subjectiva e ideológica, em tom cínico e descrente, das pressões, influências e manipulações da comunicação social pelos pod(e)res instituídos – económicos, políticos, religiosos, militares… – torna-se algo incómoda por nos obrigar a reconhecer (mesmo não querendo) uma realidade nossa que rejeitamos mas à qual não conseguimos fugir, mesmo não sentindo afinidade com a solução demasiado radical que Hickman explana: a destruição pura e simples, com recurso à violência extrema, daqueles que nos informam – informam mesmo? – quotidianamente.



15/04/2013

BD Portuguesa trilha novos caminhos







Nos últimos meses têm-se multiplicado os livros de banda desenhada lançados pelos próprios autores ou por pequenos selos editoriais, enquanto se dão pequenos passos na edição online. São formas de os quadradinhos nacionais contornarem a crise e os seus efeitos.

Face a um mercado em recessão e aos altos custos que a distribuição acarreta, são cada vez mais os autores que optam por editarem os seus próprios livros aos quadradinhos ou por o fazerem online ou em projectos editoriais associativos ou de pequena dimensão. O que traz a vantagem acrescida de terem total controle, em termos criativos e de qualidade do produto final, algo que nem sempre acontece nas editoras tradicionais.
Inimaginável há poucos anos, isto só se tornou possível graças às facilidades que as novas tecnologias trouxeram para a edição, permitindo livros de boa qualidade com preços reduzidos e baixas tiragens.
Por isso, muitos dos livros de BD nacionais recentes não passam das duas ou três centenas de exemplares, que são divulgados de boca-em-boca ou nos sites e blogs dedicados aos quadradinhos e vendidos de mão em mão, nas lojas especializadas ou em eventos dedicados à BD, como os festivais de Beja ou da Amadora, que se revelam épocas por excelência para o aparecimento deste tipo de edições.
“Biogra Fria – O pequeno outro” é apenas um dos exemplos. Obra de tom autobiográfico, balizada pelos carros e namoradas que o autor teve, é um lançamento de Topedro, que conta já vários títulos no seu “catálogo” auto-editado.
O mesmo caminho seguiu o cartoonista Mário José Teixeira, que se estreou com “’Tamos tramados”, posfaciado por Manuel Freire, que recolhe cartoons de crítica social.
A um outro nível, registam-se os “Cadernos” de José Abrantes, um autor com mais de duas dezenas de álbuns infanto-juvenis publicados, que optou igualmente pela auto-edição para divulgar histórias dispersas por diversas publicações bem como trabalhos inéditos.
Quanto a “Crónicas de Arquitectura”, de Pedro Burgos, uma recolha de crónicas desenhadas pré-publicadas no jornal da Ordem dos Arquitectos, é o segundo lançamento da Associação Turbina após “Diário Rasgado”, uma compilação de obras originalmente publicadas online por Marco Mendes.
O recurso a pequenos editores, dispensa investimento financeiro por parte dos criadores e, nalguns casos, assegura uma distribuição mais diversificada. O principal exemplo é a Polvo, com quinze anos de vida e quase uma centena de títulos de BD em catálogo, a maioria de autores portugueses, cujos lançamentos mais recentes foram “Han Solo”, relato intimista e autobiográfico de Rui Lacas, e “Há Piores 2”, com o humor mordaz de Geral e Derradé.
A Chili Com Carne, com um trajecto já longo na área da BD alternativa e de autor, acaba de apresentar “Kassumai”, um diário de viagem de David Campos, que ilustra os seis meses que passou na Guiné-Bissau, num projecto de uma O.N.G. de apoio à população local.
Quanto à Kingpin Books, tem-se destacado pelo cuidado editorial com que cada edição é tratada, sendo “O Baile”, uma história de zombies sob o signo da PIDE, no período da ditadura salazarista, de Nuno Duarte e Joana Afonso, o livro mais recente.
A edição online, tem vindo a ganhar espaço. O segundo número do “Minizine”, disponível gratuitamente é um dos casos mais recentes, combinando relatos introspectivos, de acção e de ficção-científica.
Com cerca de quatro anos de vida, o projecto Zona, que aposta na divulgação dos novos valores da BD nacional, tem-se destacado pela sua dinâmica pois já leva editadas uma dezena de antologias aos quadradinhos.
Com títulos reveladores dos conteúdos – “Zona Negra”, “Zona Fantástica”, “Zona Gráfica”, “Zona Monstra” ou “Zona Nippon” - para editar o “Zona Desenha” optou por recorrer ao crownfunding – algo que pode ser traduzido como “financiamento público” (mas não institucional!) – um sistema em crescimento que funciona como uma espécie de assinatura prévia.
O valor recebido, dependendo da dimensão do projecto, serve para financiar a edição, distribuição e/ou o trabalho dos autores. Os financiadores, em função do dinheiro investido (que obedece a uma tabela prévia) recebem apenas a edição ou extras como outros livros, desenhos autografados ou mesmo originais.
Em preparação, abertos a colaboração, estão o “Zona Nippon” #2 e o “Zona Gráfica” #3.
São formas diversas de os autores nacionais darem largas à criação e de conseguirem que as suas obras cheguem aos potenciais leitores que, perante este panorama, são obrigados a uma postura mais interactiva para encontrarem as obras que pretendem ler.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 8 de Abril de 2013)


“Portugal” distinguido em Barcelona







Profissionais de banda desenhada votaram os premiados do 31.º Salón Internacional del Cómic de Barcelona. Purita Campos, autor da popular série “Esther y su mundo “, ganhou o Grande Prémio do 31.º Salón Internacional del Cómic de Barcelona, numa edição em que também foram premiados “Ardalén”, de Miguelanxo Prado, como melhor obra de autor espanhol, “Portugal”, de Cyril Pedrosa, como melhor título estrangeiro, e Oriol Hernández, como autor revelação.


Nascida em 1937, Purita Campos chegou à editora Bruguera através de Vázquez, e trabalhou nas revistas femininas na casa, como “Dalia”, “Sissi”, “Branca” e “Célia”. Mas só em1971, quando começou a trabalhar para o mercado inglês, é que se tornou realmente famosa. “Patty’s World”, traduzido para castelhano como “Esther y su mundo“, continua a ser a sua série de maior sucesso.

“Ardalén” (Editorial Norma), a obra mais extensa e ambiciosa de Miguelanxo Prado até à data, foi considerada a Melhor Obra de Autor Espanhol publicado no ano passado. Ao mesmo tempo, “Portugal”, de Cyril Pedrosa, a história de um artista em plena crise criativa e pessoal que busca as suas origens, foi para o júri a Melhor Obra de Autor Estrangeiro publicada em Espanha em 2012.
O prémio para o autor revelação foi para Oriol Hernandez, desenhador, em conjunto com o argumentista Zidrou, por “La piel del oso” (Norma Editorial).
O prémio de melhor fanzine foi atribuído a “Adobo”, enquanto que “Sleepers” de Luis NTC foi o favorito do público, eleito melhor do ano por votação popular. Todos receberam aos seus prémios ontem à tarde, no recinto do Salón, no palco situado na zona do Far West.
O Grande Prémio do Salón Internacional del Cómic de Barcelona tem uma dotação de 10.000 euros, o de Melhor Obra de Autor Espanhol de 10.000 euros, o de Autor Revelação de 3.000 euros – com o patrocínio de la Fundação Divina Pastora-, o de Melhor Obra de Autor Estrangeiro não tem valor pecuniário e o Prémio para o Melhor Fanzine conta com 1.500 euros.

(Comunicado da organização, traduzido para português por As Leituras do Pedro)

14/04/2013

Os autógrafos do Pedro - Fábio Moon


Anicomics 2013
















O grande festival de toda a Banda Desenhada e do Cosplay regressa com a 4ª edição do mais carismático e diversificado evento em Portugal.

Convidados internacionais, workshops, debates e lançamentos, gaming zone, EUROCOSPLAY, show e concurso de cosplay, música, dança, área comercial, artist's alley e muito mais!
E como é hábito, vamos precisar de perto de 50 voluntários para ajudar a fazer mais um grande ANICOMICS.
Todos os detalhes e toda a informação aqui.


Programa
Sábado, 11 de Maio

10h00
Abertura das portas
Abertura da Zona Comercial (Pátio e Biblioteca, Piso 0)
Abertura da Gaming Zone (Biblioteca, Piso 1)

10h30
Inauguração das exposições de pranchas de BD de André Araújo, Daniel Henriques, Filipe Andradre, Jorge Coelho, Nuno Plati e Osvaldo Medina (Biblioteca, Piso 0)
Workshop de Kimonos, com Ana Paula; duração: 2h00 (Sala multi-usos)
Workshop : Argumento para BD, com André Oliveira; duração: 2h30 (Bibilioteca, Piso 2)
Torneio de Pokémon cardgame (Biblioteca, Piso 1)

11h00
Quizz (Auditório)

12h00
Karaoke livre (Auditório)

13h00
Noodles! (Bar)
Revisão de portfólios de BD, com o editor e argumentista Mário Freitas e o artista Carlos Pedro (Bibilioteca, Piso 2)

14h00
Debate: Desenhadores portugueses no mercado americano, com André Araújo, Daniel Henriques, Jorge Coelho e Nuno Plati; moderação de Mário Freitas (Auditório)
Workshop: Caracterização para Cosplay, com Marta Antunes (Sala multi- usos)

15h00
Lançamento da BD “Super Pig: Roleta Nipónica”, com Mário Freitas e Osvaldo Medina; moderação de André Oliveira (Auditório)
Torneios de Magic The Gathering cardgame (Biblioteca, Piso 1)

15h30
Lançamento da antologia de BD “Zona Nippon 2”, com Fil e André Oliveira; moderação de Mário Freitas (Auditório)

16h00
Antevisão das Bds “Super Pig: O Impaciente Inglês”, com Mário Freitas, André Pereira e Bernardo Majer, e “Hawk”, com André Oliveira e Osvaldo Medina (Auditório)

16h30
Anúncio dos vencedores do concurso de BD/Manga (Auditório)
Apresentação dos nomeados para os Prémios Profissonais de BD (Auditório)

17h00
Primeira eliminatória do Concurso de Cosplay (Auditório)
Sessão de autógrafos com André Araújo, Daniel Henriques, Jorge Coelho, Nuno Plati, Osvaldo Medina e uma selecção de artistas do Zona Nippon 2; duração: 2h00 (Bibilioteca, Piso 2)

17h30
Vocaloid Dancers (Auditório)

17h45
Segunda eliminatória do Concurso de Cosplay (Auditório)
Dance performance com Milkei (Auditório)

19h00
Anúncio dos Finalistas do Concurso de Cosplay (Auditório)
After-Party Day 1 (Auditório)

20h00
Encerramento do programa de sábado


Domingo, 12 de Maio

10h00
Abertura das portas
Abertura da Zona Comercial
Abertura da Gaming Zone (Biblioteca, Piso 1)

10h30
Workshop de máscaras de super-heróis, com André Filipe aka “Vic” (sala multi-usos)
Workshop de BD e Manga, com Carlos Pedro (Biblioteca, Piso 2)
Torneio de Vanguard cardgame (Biblioteca, Piso 1)

11h00
Concurso de Karaoke (Auditório)

12h00
Concurso de AMVs – Anime Music Videos (Auditório)

13h00
Noodles! (Bar)

14h00
Debate: O cosplay e a cultura japonesa em Portugal, com Leonor Grácias, Filipe Jesus e Tiago Soares (Auditório)

15h00
Apresentação do comicbook Spygal, uma parceria da Marvel Comics com a Benefit Cosmetic, com Cláudia Teixeira e Leonor Grácias; moderação de Mário Freitas (Auditório)
Torneio de Yugioh cardgame (Biblioteca, Piso 1)
Sessão de autógrafos com a cosplayer Leonor Grácias (Foyer do auditório)

15h30
Antevisão dos álbuns de BD “Vamos Aprender”, com Aida Teixeira e Carlos Rocha, e “Zakarella”, com Nuno Amado e Jo Bonito; moderação de Mário Freitas (Auditório)

16h00
Concurso Euro-Cosplay (Auditório)
Sessão de autógrafos com André Araújo, Daniel Henriques, Jorge Coelho, Nuno Plati, Osvaldo Medina e uma selecção de artistas do Zona Nippon 2; duração: 2 horas (Bibilioteca, Piso 2)

16h30
Final do Concurso de Cosplay

17h30
Show de Cosplay, com uma selecção dos melhoes cosplayers portugueses

18h30
Cerimónia de entrega de Prémios do EuroCosplay e do Concurso de Cosplay

19h00
After-Party Day 2 (Auditório)

20h00
Encerramento do evento

(Texto da responsabilidade da organização)

13/04/2013

Tiago Manuel na Mundo Fantasma

Céu em fogo

Data: 13 de Abril a 30 de Maio
Local: Galeria Mundo Fantasma, loja 509/510, Centro Comercial Brasília, Avenida da Boavista, 267, Porto
Horário: de 2ª a sábado, das 10h às 20h: Domingos e feriados, das 15h às 19h








Abrirá ao público hoje, dia 13 de Abril de 2013, pelas 17H00, com a presença do autor, a exposição de ilustrações originais, para «Mário de Sá-Carneiro – Antologia Poética», CÉU EM FOGO de TIAGO MANUEL.

A Faktoria K de Livros, chancela da Kalandraka Editora Portugal, convidou Tiago Manuel para interpretar a poesia de um dos maiores nomes do Modernismo português, MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO (Lisboa, 1890-Paris, 1916). Compôs assim mais um volume da COLEÇÃO TREZE LUAS, que inclui já nomes como Pedro Proença, André da Loba, Joana Rêgo e José Manuel Saraiva na ilustração de uma selecção de 13 poemas de Fernando Pessoa, Bocage, Florbela Espanca e Cesário Verde, respectivamente. O resultado é fulgurante e revela-se agora através do esplendor dos treze originais dados a ver por este artista carismático, cuja obra singular extravasa as fronteiras das linguagens.


TIAGO MANUEL (Viana do Castelo, 1955) fez a sua formação artística com os mestres Aníbal Alcino e Júlio Resende, tendo o seu trabalho sido apresentado no país e no estrangeiro em instituições e galerias de referência.
Últimas exposições: Mishima, Manifesto de Lâminas, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2008; Galeria Spectrum Sotos, Saragoça, 2008; Galeria Palmira Suso, Lisboa, 2007; Lugar do Desenho, Fundação Júlio Resende, Gondomar, 2002.
Últimas coletivas: Arco, Casa da Cerca, Almada, 2008; Prémio Stuart, Lisboa, 2007, 2006, 2004; Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada (Bedeteca de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa), 2004, 2002, 2001, 2000.
Na qualidade de ilustrador, publicou nos jornais Público, Expresso, Jornal de Letras, Letras & Letras, O Diário, nas revistas Colóquio/Letras da Fundação Calouste Gulbenkian, Ler-Círculo de Leitores e nas editoras Âmbar, ASA, Afrontamento, Media Vaca (Valência) e Bertrand, entre outras, tendo este ano ilustrado “Mário de Sá-Carneiro – Antologia Poética”, para a Kalandraka, sob a chancela da Faktoria K de Livros.
Últimos trabalhos: «O sangue por um fio», livro de poesia de Sérgio Godinho, Assírio & Alvim, Lisboa, 2009; Cartaz para o filme
«Ruínas» de Manuel Mozos, Festival Indie Lisboa, 2009. Desde 2000, já publicou 7 dos seus 25 heterónimos (12 livros). Em 2008, criou e passou a dirigir a colecção de banda desenhada «O Filme da minha Vida», editada pela Associação de Produção e Animação Audiovisual AO NORTE, Viana do Castelo.

(Texto da responsabilidade da organização)

Central Comics-Con

















Após quase 12 anos de existência, o portal Central Comics irá ter o seu primeiro evento com nome próprio nos próximos dias 13 e 14 de Julho no Hard-Club, Porto.

São vários os motivos para todos os fãs de banda desenhada, animação, cinema, TV e Jogos ficarem satisfeito pois vários concursos, actividades e espectáculos terão lugar nesta convenção.
Sendo um evento organizado por quem já nos trouxe o Anigamix e Portusaki entre outros, Central Comics-Con promete ser o mais arrojado de todos salpicando o seu programa com actividades tanto para os fãs da cultura oriental como ocidental. A 2ª Eliminatória Portuguesa para o Eurocosplay + Concurso Cosplay de Grupo; Concursos de Ilustração, Banda Desenhada, Dança, Cultura Geek; KaTorneios de TCG, Videojogos; Oficinas; Palestras; Exposições; E não podia faltar a praça de alimentação e zona comercial, sempre com as últimas novidades do mundo do merchandising.
Além disso será o palco dos XI Troféus Central Comics!
Em breve começarão a ser anunciados os regulamentos para os vários concursos assim como mais detalhes sobre a programação, bilhetes, etc.
 A página do evento no Facebook.
 As personagens do poster são do autor Manuel Morgado com design de Hugo Jesus.

Central Comics-Con
13-14 Julho 2013
11h-20h
Hard Club (Mercado Ferreira Borges - Porto)

(Texto da responsabilidade da organização)

12/04/2013

Zitz #17 – Estar Morto é o Contrário de Estar Vivo











Jerry Scott (argumento)
Jim Borgman (desenho)
Gradiva
Portugal, Março de 2013
210 x 220 mmm, 128 p.,
pb e cor, capa brochada
14,50 €



É sabido: Zits é uma (muito boa) tira diária de imprensa, sobre o relacionamento de Jeremy, o protagonista, com os pais e os amigos.
E entre o retrato de uma nova geração unida entre si e nas dificuldades de adaptação a um mundo, que simultaneamente anseiam e temem, e na incompreensão das gerações anteriores, que não acompanharam os progressos que se fazem a um ritmo acelerado, faz-se muito do seu (bom) humor, que tem ainda, como componente fundamental, as metáforas visuais recorrentes, que mostram ao leitor os exageros orais que fazem parte do nosso quotidiano.


Mas não é essa a perspectiva que me leva a trazer aqui Zits hoje.
Quero desafiar quem (me) lê (e a) Zits a apreciar a tira como um longo documentário sobre moda, modas e tendências – por exemplo, quanto contribuiu The Walking Dead para a presença de zombies na capa e em algumas tiras deste volume? - e também como um espelho das mudanças que a sociedade norte-americana – e também a ocidental – sofreu ao longo dos 15 anos que esta BD já conta.


Como o telefone com fios se transformou em telemóvel de última geração, como a inovadora internet, invadiu completamente a vida dos adolescentes (e não só), através do Facebook, Twitter e muito mais, como os pesados computadores iniciais viraram portáteis e tablets, como termos como GPS, SMS e outros se tornaram usuais no nosso quotidiano…
E como, apesar disso, (quase) nada mudou: se Jeremy envelheceu dois ou três anos, mantém o quarto desarrumado, passou do namoro sonhado para uma relação (relativamente) estável com Sarah e até já foi apresentado ao pai dela, manteve as amizades, continua a passar muito tempo dentro da velha carrinha Volkswagen mas agora já a conduz… E continua a não conseguir trocar mais de meia dúzia de monossílabos com os pais e a ser um espelho híper-divertido dos adolescentes que nos rodeiam – pelo menos enquanto não crescem dentro das nossas casas!



Às Quintas Falamos de BD

O Canto de Intervenção em Portugal e no Mundo






11/04/2013

BDNet #3









Jean-Yves Brouard e Olivier Marin (argumento)
Patrick Dumas, Olivier Marin e Emilio Van Der Zuiden (desenho)
NetCom2 Editorial
Portugal, Abril 2013
110 x 150 mm, 16 p., cor, bimestral
Gratuita



Com a periodicidade (bimestral) prometida – o que merece realce num mercado editorial que raramente foi cumpridor - a NetCom 2 acaba de disponibilizar online o terceiro número da revista BDNet.

Enquanto os leitores mais tradicionalistas aguardam pela chegada da versão em papel – que eu também prefiro! – a verdade é que desta forma já se pode seguir a continuação das aventuras egípcias de Allan MacBride – que evocam, sem sombra de dúvida, o tutelar “Blake e Mortimer - O Mistério da Grande Pirâmide, de Jacobs – mas cuja intriga e desenho justificam, sem dúvida, uma edição em álbum.
Num número sem dúvida mais consistente que os anteriores, esta terceira edição da BDNet proporciona igualmente a contextualização histórica de “A Última Profecia”, a criação de Chaillet cuja publicação está em curso, uma entrevista com Jean Pleyers a propósito de “Keos” e ainda as primeiras pranchas de “Um 2CV para uma musa”, o terceiro tomo de Margot lançado este mês em Portugal.
No momento em que as edições da NetCom 2 – finalmente! – foram distribuídas na FNAC, obtendo a exposição (aos potenciais leitores) que justificam, esta é uma boa porta de entrada para os mundos que esta editora espanhola está a proporcionar aos leitores portugueses.

A arte de... Vítor e Lu Cafaggi


















Turma da Mônica: Laços
Graphic MSP
Vítor e Lu Cafaggi
Panini
Brasil, Maio de 2013

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