18/10/2019

Os meus heróis sempre foram drogados

Viver ao ritmo da heroína







Se são muitas as qualidades que se podem exigir a uma narrativa para que se distinga, a simplicidade é das mais difíceis de conseguir.
Os meus heróis sempre foram drogados preza exactamente essa simplicidade.
Esta narrativa decorre no universo de Criminal e é a história de Ellie, que sempre teve um obsessão romântica por drogados, elegendo os seus heróis - músicos, escritores, pensadores - pelas drogas que consumiam e - aparentemente - os tornavam diferentes e mais interessantes.
Por isso, rapidamente, resvalou para o vício, não surpreendendo que a encontremos numa clínica de reabilitação no início do livro. É lá que conhece Skip, jovem, da sua idade, com vício similar e tudo naquela situação parece empurrar um para o outro.
A narrativa, assume contornos de fuga para a frente e desenvolve-se de forma progressiva, entrecruzada com as suas memórias de uma infância atribulada, marcada pela morte da mãe de uma overdose, e ao ritmo das memórias dos drogados que Ellie admira - Billie Holliday, Sartre, Bowie…
Só que, aquilo que parecia apenas o relato simples de um simples romance juvenil rebelde, acabará por ganhar outros argumentos e surpreender o leitor - que ao mesmo tempo se poderá sentir traído, enganado, desiludido com o ser humano…
Se o argumento de Ed Brubaker surpreende pela sua - afinal enganadora… - simplicidade extrema, mesmo com o chocante golpe de asa final, mais surpreendente ainda é o desenho de Sean Philips, que nos habituámos a conhecer detalhado, trabalhado, hiper-realista, e que se apresenta aqui com um traço mais contido, igualmente simples (...?), depurado, trabalhado no limite dos mínimos necessários para deixar a história fluir e pintado com uma paleta reduzida onde se destacam os rosas, ocres e cinzentos.
e, valendo os prémios o que nós quisermos, esta simplicidade permitiu a Os meus heróis sempre foram drogados ser distinguido com o Prémio Eisner para Melhor Romance Gráfico Original, em 2019.

Os meus heróis sempre foram drogados
Ed Brubaker (argumento)
Sean Philips (desenho)
G. Floy
Portugal, Setembro de 2019
190 x 280 mm, 72 p., cor, capa dura
13,00 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Excluindo o peso-pesado da ASA (Asterix cuja edição é simulatânea), não é muito normal uma obra ser editada em Portugal no mesmo ano da sua edição no país original.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, já vai acontecendo mais.
      Posso dizer que no ano passado houve 14 edições que cumpriram esse critério.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...