25/10/2019

Lúcio Oliveira: “Estava numa missa quando me veio a ideia de criar um personagem beberrão”







Chama-se Lúcio Oliveira, é brasileiro, um dos convidados do Amadora BD e uma das apostas recentes da Polvo. Tudo graças a Edibar, um dos heróis dos quadradinhos mais politicamente incorrectos da actualidade, que há mais de uma década deixa a sua marca e o seu (mau) hálito na internet, onde nasceu, no jornal A Folha Londrina e na revista Expresso, em edições da HQM e a partir de amanhã também da Polvo.
O lançamento de dois volumes da Edição Integral das tiras de Edibar tem lugar amanhã, às 16h15 no auditório do Fórium Luís de Camões onde está a decorrer o 30.º Amadora BD e o autor estará presente para autógrafos nos dias 26 e 27 de Outubro e 1, 2 e 3 de Novembro.
A entrevista que se segue, foi feita por correio electrónico e ajuda a conhecer melhor o autor e, principalmente, a personagem.

As Leituras do Pedro - Como nasceu o Edibar?
Lúcio Oliveira - Uma vez eu estava numa missa na igreja, em meados de 1999, quando de repente um homem bêbado entrou pela porta lateral, passou por detrás do padre e acendeu o cigarro na vela do altar, saiu pela outra porta sem que o padre percebesse. Eu, que já trabalhava como chargista no jornal da cidade e ainda não tinha criado nenhum personagem, foi aí que me veio a ideia de criar um personagem beberrão.
As outras peças/personagens foram juntadas de anos frequentando os botecos da vida e vendo várias situações engraçadas que meus amigos e frequentadores do boteco passaram.
As Leituras do Pedro - Como é possível criar alguém tão desagradável, cretino e mal-educado?
Lúcio Oliveira - Me inspirei nos amigos brasileiros. Por aqui, todo mundo conhece um Edibar da vida.

As Leituras do Pedro - Quanto do Lúcio Oliveira há nele?
Lúcio Oliveira - A sinceridade do personagem. Edibar fala o que pensa mas tem o coração bom. No fundo ele é um cara legal. (Bem no fundo. (Do copo))

As Leituras do Pedro - O Edibar é o sonho de todos os homens?
Lúcio Oliveira - Com certeza. Falar a verdade sem consequências, viver no Bar, fazer aventuras com os amigos, poder admitir que não gosta da sogra e ter noitadas com mulheres, é o sonho de todo homem. Inclusive para uma legião de fãs, Edibar é um herói.

As Leituras do Pedro - Pensa que há muitos leitores que se revêem no Edibar?
Lúcio Oliveira - Muitos. Até as próprias esposas marcam os maridos nos comentários das tiras que posto no facebook para compará-los. Me divirto muito com os comentários nas redes sociais.

As Leituras do Pedro - O Edibar tem alguns limites?
Lúcio Oliveira - Ele não é agressivo, não usa drogas e não fala palavrão.
As Leituras do Pedro - Posso perguntar em quem se inspirou para criar a Edimunda?
Lúcio Oliveira - Edibar precisava de um motivo para beber. Então criei a mulher e a sogra.

As Leituras do Pedro - Num tempo em que impera o politicamente correcto, como têm sido recebidas as tiras do Edibar?
Lúcio Oliveira - Tenho uma aceitação de 100% dos leitores pois Edibar sempre se dá mal no final das histórias. A cada vez que ele apronta uma, ele tem alguma consequência.
Também tomo o cuidado de colocar um linguajar apropriado, não falar sobre religião, política e futebol. Confesso que muitas piadas foram para o lixo justamente por estarmos vivendo nesse campo minado.
Invisto em coisas do cotidiano e assuntos neutros.

As Leituras do Pedro - Volta e meia, o Edibar encontra Tex e os seus amigos. Por que é que isto acontece? Ele está a candidatar-se a ser o quinto pard?
Lúcio Oliveira - Eu sou um grande fã do Tex e Kit Carson. Não passo um dia sem ler uma aventura do Tex.
Então me inspirei em fazer algumas aventuras do Edibar no mundo Western. Mas não seria ruim ter o Edibar como o quinto pard!

As Leituras do Pedro - O salto da internet para livros, no Brasil e agora em Portugal, significa o quê?
Lúcio Oliveira - A consolidação do personagem. Por mais que a internet ultrapasse as barreiras, manusear um livro é um prazer inigualável. Após meu primeiro livro lançado, pude ver o quão aceito é o meu trabalho. E agora em Portugal só prova que estou no caminho certo. Isso me motiva ainda mais a levar humor e alegria por onde o Edibar passar, inclusive além do oceano.

 

(entrevista tornada possível por Rui Brito, da editora Polvo, a quem As Leituras do Pedro agradecem a oportunidade; imagens disponibilizadas pela editora ou recolhidas na página de Facebook da personagem; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

6 comentários:

  1. E eu quero "Um sábado qualquer"!!!! Polvo? Não querem arriscar no Ruas e nos seus deuses???
    Relativamente ao Edibar, tenho pena que ele não arrisque religiões (incluindo o futebol), mas percebo inteiramente a razão....
    Estes serão aquisição certa:
    - porque já acompanho o Edibar à algum tempo
    - poprque faltam edições de humor na "enxurrada" de edições que estão surgindo nesta terrinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem Idem Aspas Aspas

      Eliminar
    2. Um sábado qualquer está dentro do livro que sai do Quintanilha Folia de Reis.

      Eliminar
    3. Sim, o Folia de Reis que a Polvo lançou agora. no Amadora BD, inclui os livros Sábado dos meus amores e Almas Públicas.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Eu sou fa numero 1 do Edibar,seu criador e um mestre em tirinhas,

    ResponderEliminar
  3. Tiras bem humoradas, com excelentes desenhos...Parabéns!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...