02/06/2021

Un avion sans elle

Voou...


23 de Dezembro de 1980, 00h33.
O Airbus 5403, que fazia a ligação Istambul-Paris, despenha-se no Mont Terrible, em França. Entre os 169 passageiros e tripulantes, um único sobrevivente: uma bebé de três meses.
Mais exactamente, uma das duas bebés de três meses que seguiam a bordo, o que desencadeia uma batalha jurídica entre a poderosa família De Carville, liderada por um dos mais proeminentes empresários franceses, e a remediada família Vitral, cujos proventos advêm de uma roulote de comida.

Será esta última a vencer o confronto nos tribunais, o que leva os derrotados a contratar um detective particular. Dedicando a sua vida à investigação, 18 anos depois, Credule Grand-Duc, continua sem uma resposta cabal. Enviou um volumoso relatório, com o fruto das suas investigações, à jovem Libéllule, a única sobrevivente, assim denominada devido a uma canção então em voga. Quando está disposto a acabar com a sua vida, um último olhar sobre a primeira página de um dos jornais que noticiou a tragédia, oferece-lhe a resposta que tanto procurou em vão.

Adaptação do romance homónimo de Michel Bussi, esta é uma narrativa a dois tempos.

No presente, quando o destino acaba por unir Marc e Malvina, um Vitral e uma De Carville, potenciais irmãos mais velhos de Libéllule, numa busca desesperada por uma verdade que a actualidade torna imperiosa.

E, no passado, quando revisitamos uma e outra vez o local do acidente e os passos que Credule foi dando ao longo dos anos.

Pormenores esconsos, desespero, falsas expectativas vão preenchendo as páginas, que nos vão mostrando como as duas famílias (não) sobreviveram ao trágico acontecimento, enquanto caminhamos, a passos que se vão acelerando à medida que as páginas se sucedem, para um desfecho inesperado, difícil de adivinhar ao longo do livro, mas que transforma uma história bem urdida que não conseguimos parar de ler, em algo mais especial.


Un avion sans elle
Adaptação do romance de Michel Bussi
Nicolaï Pinheiro (argumento)
Fred Duval (desenho)
Glénat
França, 26 de Maio de 2021
240 x 320 mm, 176 p., cor, capa dura
EAN : 9782344039373
25,00 €

(imagens disponibilizadas pela Glénat; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...