15/06/2021

Ascender #1: A galáxia assombrada

Segunda oportunidade



Não tendo sido completamente seduzido por Descender - apesar de reconhecer na série algumas questões interessantes e algures a meio um acréscimo de interesse - cheguei à sua prequela, Ascender, disposto a conceder uma segunda oportunidade ao universo concebido por Lemire e Nguyen.

Para já, está a ser merecida.

A acção de Ascender decorre uma década depois dos últimos acontecimentos narrados anteriormente, mas, mais do que a passagem do tempo, é uma quase total alteração de paradigma que agora baliza a série.

Na verdade, no (curto) período de tempo que decorreu, a predominância dos robots desapareceu e a tecnologia foi substituída pela magia, pelo fantástico, existindo um ser - uma entidade? - intitulado Mãe, que governa os mundos pelo terror e com mão-de-ferro.

O reencontro (dos leitores) com Mila, filha de Andy e Effie - que (também) fazem assim a ponte com a série anterior - vai espoletar a acção, dando origem a uma perseguição espacial de contornos trágicos e violentos.

Lemire - fruto em parte do conhecimento anterior pressuposto - consegue - conseguiu, no meu caso - prender o leitor e deixá-lo suficientemente curioso para prosseguir a leitura e aquilatar das mudanças que o universo sofreu.

Quanto ao traço de Nguyen, parece ter perdido alguma frieza - a mudança do predomínio tecnológico para o fantástico terá tido alguma influência? - apresentando (diversas) pranchas mais preenchidas e um traço mais empático, embora ainda haja demasiados fundos em branco e algumas vinhetas que mereciam ter tido um acabamento mais cuidado.

O bom ritmo de leitura imposto, nesta primeira fase torna estas questões menores, arrastando o leitor pelos novos padrões, com momentos de acção bem construídos e algumas surpresas pelo caminho que tornam o todo estimulante e bem mais vivo do que a bela capa (contemplativa) sugere.


Ascender #1: A galáxia assombrada
Jeff Lemire (argumento)
Dustin Nguyen (desenho)
G. Floy
Portugal, 2 de Junho de 2021
180 x 275 mm, 136 p., cor, capa dura
15,00 €

(imagens disponibilizadas pela G. Floy; clicar neste link para poder apreciar mais pranchas ou nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...