09/06/2021

Orwell

O homem, antes da(s) obra(s)





Com as livrarias repletas de versões e mais versões - originais e até em BD - das obras mais famosas de George Orwell (1903-1950), 1984 e Animal Farm, a Ala dos Livros propõe um exercício diferente, conhecer o homem, antes da(s) obra(s).

E fá-lo com mais uma bela edição, de capa bem dura com uma textura a lembrar tela, num - não inocente - tom único vermelho vivo, com a imagem aberta a traço negro, papel de boa gramagem, boa impressão e fita de marcação de leitura, que torna o objecto livro também apetecível.

Como biógrafo, a escolha original dificilmente poderia ser melhor, com Pierre Christin a juntar esta faceta à sua vertente de ficcionista político, num biografado em que este último aspecto é especialmente saliente. O seu conhecimento de narrar em BD permite que a obra flua bem, sem existência de informação institucional em demasia, que a torne maçadora ou pesada. A par da sua própria escrita  ficcional, Christin acrescentou trechos originais de Orwell. Dividida em três partes, mostra-nos um homem do seu tempo, daqueles a quem a sede de conhecimento e aventura fazia percorrer meio mundo, com Orwell a viajar da sua Inglaterra natal até à Birmânia e a participar na Guerra Civil espanhola e na II Guerra Mundial, voluntariamente.

Espírito livre, pensador e visionário - o subtítulo do livro ‘etoniano, chui, poletário, galante, miliciano, jornalista, rebelde, romancista, excêntrico, socialista, patriota, jardineiro, ermita, visionário’ diz tudo - este livro faz jus à sua importância e potencia a percepção das condições que o levaram a escrever aquelas duas obras - e outras mais - sobre mundos distópicos - mas talvez não tão distantes da nossa realidade como poderíamos desejar.

Para parceiro nesta aventura aos quadradinhos, Christin contou com Sébastien Verdier que, com um preto e branco realista, competente e seguro transformou em imagens a vida de Orwell. Como curiosidade, registe-se a participação pontual, de algumas vinhetas a poucas páginas, de nomes de referência como Juillard, Larcenet, Guarnido ou Bilal, responsáveis por parte das aparições cirúrgicas da cor nas páginas do livro, para ilustrar excertos originais do próprio Orwell ou momentos específicos de um relato em que, mais uma vez, fica o (desnecessário) comprovativo do potencial narrativo da BD noutros registos, para lá da simples ficção.


Orwell
Pierre Christin (argumento)
Sébastien Verdier (desenho)
Ala dos Livros
Portugal, Junho de 2021
225 x 295 mm, 160 p., pb/cor, capa dura
EAN : 978-989-53039-2-2
24,00 €

(imagens disponibilizadas pela Ala dos Livros; clicar neste link para apreciar outras ou nas aqui mostradas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...