O homem, antes da(s) obra(s)
Com as livrarias repletas de versões e mais versões - originais e até em BD - das obras mais famosas de George Orwell (1903-1950), 1984 e Animal Farm, a Ala dos Livros propõe um exercício diferente, conhecer o homem, antes da(s) obra(s).
E fá-lo com mais uma bela edição, de capa bem dura com uma textura a lembrar tela, num - não inocente - tom único vermelho vivo, com a imagem aberta a traço negro, papel de boa gramagem, boa impressão e fita de marcação de leitura, que torna o objecto livro também apetecível.
Como biógrafo, a escolha original dificilmente poderia ser melhor, com Pierre Christin a juntar esta faceta à sua vertente de ficcionista político, num biografado em que este último aspecto é especialmente saliente. O seu conhecimento de narrar em BD permite que a obra flua bem, sem existência de informação institucional em demasia, que a torne maçadora ou pesada. A par da sua própria escrita ficcional, Christin acrescentou trechos originais de Orwell. Dividida em três partes, mostra-nos um homem do seu tempo, daqueles a quem a sede de conhecimento e aventura fazia percorrer meio mundo, com Orwell a viajar da sua Inglaterra natal até à Birmânia e a participar na Guerra Civil espanhola e na II Guerra Mundial, voluntariamente.
Espírito
livre, pensador e visionário - o subtítulo do livro ‘etoniano,
chui, poletário, galante, miliciano, jornalista, rebelde,
romancista,
excêntrico, socialista, patriota, jardineiro, ermita, visionário’
diz tudo - este livro faz jus à sua importância e potencia a
percepção das condições que o levaram a escrever aquelas duas
obras - e outras mais - sobre mundos distópicos - mas talvez não
tão distantes da nossa realidade como poderíamos desejar.
Orwell
Pierre
Christin (argumento)
Sébastien
Verdier (desenho)
Ala
dos Livros
Portugal,
Junho de 2021
225
x
295
mm, 160
p.,
pb/cor,
capa dura
EAN
: 978-989-53039-2-2
24,00
€
(imagens disponibilizadas pela Ala dos Livros; clicar neste link para apreciar outras ou nas aqui mostradas para as aproveitar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário