14/06/2021

Peter Pan #5: Gancho

Território desconhecido


Para bom número (?) de leitores - como eu - este álbum significa - finalmente! - a continuação de uma saga iniciada, em Portugal, há quase 30 anos e à espera de conclusão há perto de duas décadas. Assim, esta entrada em território desconhecido, tem duplo sabor: de encerramento (no próximo volume) e o do próprio relato em si.
E, o que posso adiantar desde já, é que Loisel continua a não desiludir, bem pelo contrário.

Isto, apesar de este tomo, de certa forma, dar uma sensação de pausa, de (alguma) paragem para arrumar a casa, antes do final, que se adivinha (?) apoteótico.

Isso não invalida uma série de aspectos importantes neste quinto capítulo da história. O crescimento da obsessão do capitão dos piratas - agora, apropriadamente, com o pseudónimo de Gancho - pela captura de Peter - que agora se assume a corpo inteiro como (também) Pan; o terror crescente que o grande crocodilo inspira a Gancho; a instalação dos ‘meninos perdidos’ na Terra do Nunca… E, em especial com estes últimos, a chegada - ou a potenciação? - também de alguns sentimentos (negativos) que, em boa verdade, já lá existiam: inveja, ciúme, desilusão…

De forma breve (extremamente resumida), pode dizer-se que neste tomo, enquanto Gancho procura a todo o custo capturar Peter Pan, este continua a tentar salvar todos, Desta vez, o seu ‘alvo’ é o sr. Kundall mas mais um regresso à Londres vitoriana, para além de novo vislumbre da tétrica personagem que se revelou no final do volume 4, vai trazer elementos que, em mais um final muito bem orquestrado em crescendo, vão trazer aos leitores (mais) uma revelação chocante.

Como chocante, crua, violenta e impiedosa, é a forma como Loisel vai combinando o mais maravilhoso da obra de Barrie - da adaptação de Disney... - com o mais negro e desagradável de que o ser humano é capaz. Veja-se o despudor dos órfãos, veja-se a cena final com Kundall, veja-se o fim - prolongado… - do pirata Ramirez… Veja-se, principalmente, como Loisel nos diz que a felicidade, a alegria, o maravilhoso infantil, dependem - em muito do - esquecimento e da selectividade da(s) memória(s).


Peter Pan #5: Gancho
Regis Loisel
Segundo o romance original de J. M. Barrie
ASA/Público
Portugal, 10 de Junho de 2021
240 x 320 mm, 56 p., cor, capa dura
10,90 €

(imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...