25/05/2010

A República e a Banda Desenhada

Se a banda desenhada nacional – os seus autores – foram muitas vezes empurrados para o nicho dos relatos históricos – quer por força das limitações que a censura impôs, quer por ser uma área onde a concorrência estrangeira não se fazia sentir – a verdade é que raramente essas abordagens se deram na época contemporânea. Por isso, períodos tematicamente muito ricos – e até com grande potencial para relatos ficcionais de base histórica – como o 25 de Abril ou a resistência ao fascismo durante a ditadura, são quase virgens no que aos quadradinhos diz respeito. O mesmo se passa também com o período conturbado que levou à proclamação da República, em 1910. E para a qual a BD e, principalmente a caricatura e o cartoon, também contribuíram com a sua quota-parte, através das críticas desenhadas por autores como Celso Hermínio, Leal da Câmara ou Francisco Valença.
Assim, se os acontecimentos que antecederam o 5 de Outubro de há um século atrás, já foram várias vezes mostrados nos quadradinhos lusos, foram-no sempre numa perspectiva histórica. É o que acontece no quarto tomo da “História de Portugal em B.D. – A revolução da Liberdade” (Edições ASA, 1989), em que o historiador A. Do Carmo Reis e o desenhador José Garcês, um veterano da 9ª arte, cultor de um estilo realista rigoroso, dedicaram algumas pranchas aos acontecimentos que antecederam a sublevação dos republicanos, concretizada depois no capítulo “Viva a República!”.
O mesmo fizeram Oliveira Marques e Filipe Abranches num episódio de seis pranchas no segundo volume da sua “História de Lisboa” (Assírio & Alvim e C.M. Lisboa, 2000), mas desta vez num estilo mais moderno e arrojado, em que a legibilidade das imagens predomina sobre o texto, reduzido ao mínimo para enquadrar os acontecimentos, mais mostrados na sua crueza do que relatados.
Mas, sobre este tema, sem dúvida que a obra mais significativa é “Mataram o Rei!... Viva República” (reedição da Âncora Editora em 2008), que abarca o período de 1880 a 1910, explorando não só a revolução em si como os diversos aspectos que levaram a que ela fosse desencadada. Assinado pelo veterano José Ruy, que conta mais de 60 anos no exercício da BD, assenta na habitual pesquisa documental, rigorosa e exigente, traduzida depois numa correcta representação de edifícios, veículos e indumentárias e na completa descrição dos factos.
Isto acaba por secundarizar um pouco a base do enredo, que aborda, que parte de três jovens – Manuel, monárquico, João, republicano, e Madalena, a sua irmã - para a descrição dos eventos, onde participarão de forma activa, o primeiro por despeito, pois Madalena, sua namorada há-de ter uma relação com o rei D. Carlos, e o segundo por convicção.

(Versão revista e aumentada do texto publicado originalmente no Jornal de Notícias de 23 de Maio de 2010)

24/05/2010

Turma da Mônica Jovem #15 a #17

Estúdios Maurício de Sousa
Panini Comics (Brasil, Novembro de 2009 a Janeiro de 2010)
160 x 210 mm, mensal, 128 p., preto e branco, brochada

Odiada por alguns, bem recebida pela (maior parte da) crítica, amada pelos (seus muitos) leitores, a Turma da Mónica Jovem é um dos maiores sucessos aos quadradinhos de sempre no Brasil.
Se o efeito curiosidade – saber como seriam os elementos da Turma da Mónica uns anos mais velhos - poderá ter servido para o desencadear, a verdade é que só por si não seria suficiente para o manter ao longo de mais um ano. Por isso, as razões para o explicar devem ser procuradas nas próprias histórias.
Uma delas, é a forma coerente como Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali se tornaram adolescentes, sem se descaracterizarem, não perdendo as qualidades e defeitos que lhes eram (re)conhecidas enquanto crianças, mas adaptadas à sua nova idade. Outra é porque o tom leve e despretensioso habitual nas histórias, a naturalidade dos diálogos, o sentido de humor de Maurício de Sousa, continuam presentes, mostrando porque é um dos autores de quadradinhos mais lidos de sempre. Depois, porque a temática e os cenários vão mudando de história para história: por isso podem narrar o quotidiano adolescente (que é igual ao do seu público-alvo – mas onde estão longe de se esgotar os seus leitores), ou pode emular os ambientes fantásticos de tantas criações de referência – dos manga, do cinema, da TV –, caras aos adolescentes, o que serve para aumentar a cumplicidade de quem lê e de quem é lido. E também, porque se (indiscutível e assumidamente) há algum tom pedagógico e educativo nas histórias da TMJ, ele surge com naturalidade, sem incomodar nem afastar os leitores.
A chegar às bancas portuguesas, o 17º número da revista mensal, traz a terceira e última parte da saga “Monstros do ID”, para mim, uma das mais consistentes e conseguidas até agora protagonizada pela TMJ. O seu tema são os “monstros” que existem dentro de nós, que nos levam a fazer o que não queremos, a ter reacções despropositadas, a magoar aqueles de quem gostamos, a eixar de gostar de nós...
Monstros a que a equipa que produziu esta saga da TMJ conseguiu dar corpo e substância, com equilíbrio e credibilidade, conseguindo dessa forma mostrar com uma outra força e intensidade as consequências dos confrontos que normalmente são interiores e que se sentem com mais força exactamente na adolescências, na fase de formação do carácter, quando as solicitações são maiores.
A utilização de duas cores – vermelho e azul - para distinguir o “lado bom” e o “lado mau” de cada um – tantas vezes na BD representados por um anjo e um diabo – é um recurso simples mas muito eficaz que ajuda à compreensão do enredo e dá uma outra vida a estas pranchas em estilo manga que, por vezes, parecem mesmo estar a pedir cor

21/05/2010

Fagin, o judeu

Will Eisner (argumento e desenho)
Gradiva (Portugal, Abril de 2007)
190 x 250 mm, 128 p., branco e sépia, brochado


E de repente, sem muito bem se saber porquê, a banda desenhada voltou a descobrir os clássicos da literatura. Quer no mercado franco-belga, onde editoras como a Delcourt, a Soleil, a Casterman e a Glénat estão a lançar títulos ou colecções dedicada às suas adaptações aos quadradinhos, quer nos EUA, onde a Marvel, detentora do Homem-Aranha ou do Quarteto Fantástico, anunciou também uma colecção com as mesmas premissas. Ou até no Brasil, onde se estão a multiplicar as versões “en quadrinhos” dos clássicos da literatura locais, muitos deles apontados ao “Plano Nacional de Leitura” de lá.
Mas estas adaptações não se anunciam como as maçudas e maçadoras versões de tempos idos, que muitas vezes nem BD eram, quando desenhadores anódinos ilustraram (mal) os textos integrais; hoje, elas estão entregues a autores de créditos firmados, que as escolheram como projectos pessoais, em que se empenharam, transmitindo através de uma forma de expressão diversa o espírito da obra original, os sentimentos e as emoções que a sua leitura lhes proporcionou.
É, apesar de tudo, o caso deste "Fagin, o judeu", obra da velhice (data de 2003, tinha o grande mestre norte-americano já 86 anos), na qual Eisner pretende desmontar a visão estereotipada dada dos judeus na versão original do romance clássico de Charles Dickens, "Oliver Twist". Para isso, não (re)conta aos quadradinhos aquele drama vitoriano, mas sim a vida (inventada…) do seu vilão, Fagin ("o judeu"). Sem intenção de o absolver dos crimes que cometeu nem sequer para o justificar; divergindo de Dickens, traça um retrato díspar de Fagin, mostrando-o não como a incarnação do mal mas como um ser humano como outro qualquer, com dúvidas, contradições e incertezas, empurrado para o crime pelas vicissitudes de uma vida que lhe foi por demais madrasta, equiparável, afinal, ao retrato delicodoce que Dickens nos deixou de Oliver Twist, com o senão de que a Fagin a fortuna nunca sorriu… ou sorriu demasiado tarde.
Para isso, aproveita a história base, num interessante diálogo com a literatura, para fazer um retrato expressivo da opressiva Londres vitoriana onde ela decorre e para onde transporta o leitor, das vielas lúgubres e esconsas às ricas mansões, através da riqueza, precisão e expressividade do seu traço, aqui servido por tons sépia, que nada retiram da força dos jogos de luz e sombra em que se mostra mais uma vez mestre incontestado, bem como no domínio do ritmo narrativo marcado à custa da forma como compõe as pranchas, construindo uma narrativa forte e bem estruturada através da qual defende o seu ponto de vista e tenta suavizar a imagem exageradamente anti-semita que o texto original de Dickens transmite, mesmo que involuntariamente.
E constrói, assim, uma obra de crítica social e de costumes e também histórica, na qual contextualiza a presença judaica numa Londres tolerante e liberal mas fechada, mostrando como os judeus da Europa Central (os asquenazitas, judeus de segunda, atrás dos (mais ricos) judeus ibéricos, sefarditas), eram empurrados para vidas feitas de esquemas e expedientes nada honestos, que estiveram na origem da imagem estereotipada dos judeus, ainda hoje comum.

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 13 de Maio de 2007)

20/05/2010

Níquel Náusea #7 – Em boca fechada não entra mosca

Fernando Gonsales (argumento e desenho)
Devir Livraria (Brasil, Novembro de 2008)
212 x 282 mm, 48 p., cor, brochado


Era uma vez um rato (quase) analfabeto, cuja leitura hesitante facilmente adormecia a sua ninhada. Não! Era uma vez um rato que servia de provador a Mickey Mouse. Não, outra vez! Era uma vez um rato com bom olfacto… o que é insuportável para quem vive num esgoto… Não e não! Era ainda outra vez…
Aquele rato existe mesmo (desde que os heróis de papel sejam reais…) e tem nome: Níquel Náusea. Evocação de sarjeta do astro Disney, evidente no trocadilho óbvio e satírico, que dispensa mais comentários, mas aponta já para o que é a tira de imprensa que protagoniza e a que dá nome, de origem brasileira.
Aquele rato tem amigos. Ratos, como ele, também: Rato Ruter, o rato mutante (sem super-poderes, porque aqui falamos de coisas sérias!); o Sábio do Buraco, que sabe e conhece tudo… às vezes; a rata Gatinha, por quem se apaixonou, parideira profícua (de 10 em 10 minutos, exageram alguns…), mãe das suas muitas proles, que educa com amor e bofetões (que tanta falta fazem a tantos hoje em dia – o amor e, principalmente, os bofetões…); um rato canalha, com chapéu de orelhas de Mickey (vá lá saber-se porquê, gostava de se fazer passar por ele), que não passa de um Pateta (e não, este trocadilho não é meu, está mesmo no site do Níquel (http://www2.uol.com.br/niquel/index.shtml), que convém visitar regularmente, para acompanhar o dia-a-dia do rato.
Por isso, era uma vez um, dois, três, mais ratos – aqueles, os citados, e outros mais. E também um elefante de nariz sensível, uma minhoca com medo de ser enterrada viva, pulgas de classe que só mordiam cães de raça, cupins que fazem buracos na(s portas de) madeira para espreitarem as boazonas do prédio, um super-cão cuja visão de raio X o leva a atacar todos os (esqueletos de) humanos, traças viciadas em naftalina e insecticida, moscas que caem na sopa para… ler as letrinhas, um lobo mau com demasiado fôlego para soprar velas de aniversário, abelhas que delegam a produção de mel em moscas (a mão de obra mais barata…), uma formiga e um elefante apaixonados apesar das diferenças… religiosas, morcegos fãs de… Batman, caracóis que se divertem a tocar às campainhas e a… fugir… a… toda… a… velocidade…
E…
E mais uma enorme galeria animal (com tanto de humano, com tantos humanos… os maiores animais…?) com a qual o doutor (veterinário, claro está) Fernando Gonsales, faz sorrir, rir, gargalhar abertamente, há quase um quarto de século, que se completa no próximo ano, em tiras que somam já milhares.
Com elas, ele não só explora o conhecimento animal básico que faz parte da cultura geral, como também critica e satiriza a sociedade humana, desconstrói verdades (que julgávamos) absolutas, é cáustico com tantas personagens reais e/ou imaginárias que fazem parte do imaginário colectivo e cultiva um sentido de nonsense indescritível.
Nascido em São Paulo, em 1961, é um dos grandes humoristas brasileiros, publicado diariamente na Folha de S. Paulo e em vários outros jornais de todo o Brasil. Cartoon, ilustração, publicidade e argumentos para TV fazem também parte do seu currículo, onde se contam numerosos prémios e distinções e oito álbuns de Níquel Náusea editados pela Devir Brasil, alguns deles distribuídos em Portugal, estando o sétimo neste momento disponível.
Níquel Náusea que vive em tiras de poucas vinhetas, pintadas com cores lisas, de tons neutros, para salientar o seu traço falsamente simples, enganadoramente feio, uma vez que vive de imagens deformadas (por si só capazes de fazer rir) de animais (para tantos) nojentos. Mas um traço também dinâmico, expressivo, capaz de traduzir de forma directa, muitas vezes sem palavras – desnecessárias -, o gag que Fernando Gonsales imaginou.

Nota: As imagens que ilustram este artigo não pertencem necessariamente ao álbum referido.



(Versão revista e alterada do texto publicado no catálogo do V Salão Internacional de Banda Desenhada de Beja)

19/05/2010

Piratas do Tietê – A saga completa – Todas as histórias em 3 volumes – Livros 1 e 2

Laerte (argumento e desenhos)
Devir Livraria (Brasil, Novembro de 2007)
210 × 280 mm, 112 p., cor+pb, cartonado
1985, um Brasil recém-saído da ditadura, descobria nas bancas a Chiclete com Banana, uma revista de BD “underground” a resvalar para o anarquismo.
Nela, Angeli, o seu criador, depois com Laerte, Glauco ou Luís Gê, traçava um retrato cínico e mordaz das misérias do país, visto através das suas franjas mais marginais. A publicação tornou-se um marco, vendeu três milhões de exemplares numa década, teve até uma versão para Portugal (onde agora há nas livrarias pacotes com a “Edição definitiva para coleccionadores”) e lá nasceram anti-heróis como Rê Bordosa, os Skrotinhos, Bob Cuspe ou os invulgares Piratas do Tietê.
As aventuras destes últimos, traçadas por Laerte com detalhe e pormenores deliciosos, num preto e branco contrastante muito bem trabalhado, e dotadas de uma planificação multifacetada que lhes transmite uma grande dinâmica e ritmo, desenvolvem-se ao longo do rio Tietê, que atravessa a cidade de São Paulo. Recheadas de acção e nonsense, partem dele para as mais diversas paródias ou para libelos anti-economistas, anti-ecologistas ou anti-outra-coisa-qualquer, com base na estranha combinação dos estereótipos das narrativas de corsários com uma crítica exacerbada da actualidade brasileira, utilizando com frequência citações da literatura (Pessoa é protagonista involuntário de uma BD no segundo tomo, onde também se encontram Batman, Fantasma ou a Virgem Maria), cinema, pintura ou mesmo banda desenhada.
Agora, estão compiladas numa bela edição de luxo em três volumes – o segundo foi recentemente distribuído entre nós -, que incluem notas biográficas e comentários do autor, que enquadram melhor e possibilitam um outro nível de leitura de cada narrativa.

(Versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 20 de Outbro de 2008)

18/05/2010

Banda Desenhada comemora Centenário da República

Os presidentes da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, e da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva, assinaram hoje, no Auditório dos Recreios da Amadora, um Protocolo de Colaboração com vista à realização da programação de Banda Desenhada no âmbito das Comemorações dos 100 anos da República, a desenvolver até Agosto de 2011.
Após a cerimónia protocolar foram divulgadas as iniciativas previstas neste âmbito, entre as quais se destaca a exposição “A primeira república na génese da BD e no olhar do século XXI”, que será inaugurada no Centro Nacional de BD e da Imagem da Amadora a 2 de Junho, e será composta por cinco núcleos: “A 1ª República e a Amadora” (organizado por João Castela Cravo), “A Caricatura Modernista e a 1ª República” (Osvaldo de Sousa), “O primeiro filme de animação português” (Paulo Cambraia), “A Génese da Moderna BD Portuguesa” e “A 1ª República na BD portuguesa contemporânea” (ambos concebidos por João Paulo de Paiva Boléo).
Este será também o mote do 21º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD ’11, entre 22 de Outubro e 7 de Novembro, que acolherá a mostra “É de Noite que Faço as Perguntas”, baseada no álbum homónimo escrito por David Soares e desenhado por Richard Câmara, André Coelho, Daniel Silvestre, João Maio Pinto e Jorge Coelho, a lançar durante o certame, onde também será apresentada uma reedição das “Aventuras de Quim e Manecas”, criados por Stuart Carvalhais, publicadas inicialmente entre 1915 e 1918, no Século Cómico, e que são, segundo Paiva Boléo, um “exemplo de pioneirismo e modernidade no panorama artístico da sua geração”, que retrataram “com arte, argúcia e uma alegria contagiante o contexto político e social e as personalidades da época que seduziram miúdos e graúdos”.
Quim e o Manecas, redesenhados por Richard Câmara, serão os anfitriões das comemorações nacionais do Centenário da República.

14/05/2010

Mmmnnnrrrg comemora 10 anos no Porto

A editora independente de banda desenhada alternativa Mmmnnnrrrg, a comemorar 10 anos de existência, assinala a data com um programa diversificado que tem por centro o bar Maus Hábitos, no Porto, hoje e amanhã.
Como principal aspecto, fica o lançamento do livro “Pénis Assassino”, do portuense Janus, curiosamente também autor de “O Macaco TóZé”, o primeiro livro com que esta editora de nome impronunciável “começou a agredir o mercado emergente e optimista da BD portuguesa”, refere o seu responsável, Marcos Farrajota. Com tiragens “entre os 100 e os 1500 exemplares”, afirma que os seus livros estão “sempre disponíveis”, pois “eles não se vendem mas também não se queimam”, ao contrário dos de outras editoras…
Face “a um panorama desolador, de falta de respeito pelo livro e pela BD”, cuja “situação nos últimos anos piorou,” uma vez que “no seu âmago ela desistiu de existir e fora do seu meio é renegada porque deixou de haver espaço para tal fraca criatura, graças à aceleração da exploração capitalista no mercado do livro”, a Mmnnnrrrg aposta nos autores nacionais e no intercâmbio com editoras estrangeiras similares, tendo no seu catálogo obras como “Prison Stories”, do croata Igor Hofbauer (que estará presente com uma exposição no Festival de BD de Beja, de 29 de Maio a 13 de Junho), “Caminhando com Samuel”, do finlandês Tommi Musturi ou ”Já não há maçãs no paraíso”, de Max Tilmann, este ano distinguida com o Prémio Titan, atribuído pela ESAD
As comemorações incluem também um Mercado de Edição Independente (dia 15, à tarde), com a presença da própria e “de outros editores responsáveis e autónomos” como a Chili com Carne, Ruru Comix, Soopa, Marvellous Tone, Plana Press, Edições Mortas, Thisco, Opuntia Books, Braço de Ferro, Latrina do Chifrudo, Gajos da Mula, Reject’zine, Dama Aflita e Durty Kat, muita “música maldita” com os Kanukanakina, Claiana, dj Shree Svasthistana (dia 14) e Ghuna X, Rudolfo, Yoshi o puto dragão e undj Mmmnnnrrrg (dia 15) e a “exibição de filmes marados”.

13/05/2010

Animal’z

Enki Bilal (argumento e desenho)
ASA (Portugal, Novembro de 2009)
240 x 320, 104 p., cor, cartonado


Nesta obra, que marcou o seu regresso à banda desenhada no ano passado, Bilal retorna a alguns dos temas políticos que desenvolveu nos seus trabalhos mais recentes: os totalitarismos, (a falta de) futuro da humanidade ou a ecologia. Fá-lo, num registo mais neutro do que tem sido habitual, afastando-se um pouco do pessimismo de álbuns anteriores mas mesmo assim tendo como ponto de partida um planeta devastado por um fenómeno natural designado como “Golpe de Sangue”, que provocou brutais alterações climáticas e funcionais na Terra, reduzindo drasticamente as fontes de água potável e limitando a uns quantos (e ilusórios?) “eldorados” as zonas habitáveis do planeta. Devido a esse acontecimento, a par da redução da população mundial e do desmoronamento da economia mundial, o dia a dia tornou-se uma luta constante pela sobrevivência na qual todos os expedientes são válidos.
Mas Bilal opta por deixar estes contornos (estimulantes) apenas como pano de fundo e desencadeadores das acções da meia dúzia de protagonistas com que dotou este relato de antecipação científica num futuro não muito distante, marcado por progressos científicos que permitiram uma maior proximidade entre homem e animal, traduzida na possibilidade de fusão temporária entre ser humano e golfinho ou em mutações genéticas. A sua opção foi antes para um relato humano, aprofundando o lado psicológico, as motivações e a forma como cada um se relaciona com os restantes seres e se adequa (ou não) à nova situação e ao meio.
A opção por enquadramentos cinematográficos e vinhetas grandes – geralmente apenas duas ou três por prancha – destaca o magnífico traço a carvão sobre papel de tom cinza, que acentua o tom a um tempo sombrio e orgânico da narrativa, apenas tingido aqui e ali por raios de vermelho vivo, o que desvaloriza a sensação que a leitura deixa de que temos na nossa posse apenas um fragmento isolado de um todo maior e mais abrangente.

A reter
- O livro/objecto em si; as co-edições também têm vantagens…

(Versão revista e aumentada do texto publicado originalmente a 8 de Maio de 2010, na página de Livros do suplemento In’ da revista NS, distribuída aos sábados com o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias)

12/05/2010

Zobo et les fleurs de la vie #1 – Sakura

Nie Jun (argumento e desenho)
paquet (Suíça, Janeiro de 2010)
240 x 322 mm, 48 p., cor, cartonado


Mais do que uma narrativa, este é um poema em banda desenhada, protagonizado por Zobo, uma marionete que ganha vida quando a jovem Ryoko lhe coloca no lugar do coração um ramo de flor de cerejeira, planta que no Japão está associada ao amor e ao carácter efémero das alegrias deste mundo. Com esse gesto, desperta a paixão de Zobo – de certa forma um Pinóquio à maneira oriental - que o leva a uma entrega total para a tentar concretizar. Só que, o coração nem sempre faz as escolhas mais óbvias, apesar de todos os sacrifícios que o amor se dispõe a fazer.
Com esta base, a que acrescenta ainda o enigmático Doku, Nie Jun, chinês e não japonês como se poderia pensar, num tom assumidamente romântico, com protagonistas (utópicos e) puros, desenvolve uma história terna e simples, recheada de simbolismos, uns mais evidentes do que outros, sobre amores juvenis, paixões não correspondidas, entrada na idade adulta, diferenças sociais e a necessidade de fazer sacrifícios para atingir a felicidade (ainda que de forma passageira).
E se o desenrolar deste conto – com muitos dos ingredientes dos de fadas que encantam os mais pequenos - é mais ou menos previsível, a verdade é que o seu lirismo, o tom agradável e melancólico, onde paira uma certa magia, o traço delicado e as belas cores a aguarelas, acabam por cativar e seduzir o leitor, por momentos afastado do mundo real, bem menos atractivo.

11/05/2010

Frank Frazetta (1928-2010)

Frank Frazetta, o homem que revolucionou a ilustração fantástica e de ficção-científica faleceu ontem, aos 82 anos, num hospital da Florida, na sequência de um derrame cerebral.
Norte-americano, nascido em Brooklyn, Nova Iorque, a 9 de Fevereiro de 1928, Frazetta começou a sua carreira aos 16 anos, como desenhador de quadradinhos, que o ocuparam nos anos 1940 e 1950, durante os quais ilustrou histórias de todos os géneros – terror, ficção-científica, western, super-heróis - mas entre as quais se destacam as colaborações nas tiras diárias de imprensa de L’il Abner e nas aventuras de Little Anne Fanny para a revista Playboy, bem como diversas bandas desenhadas de estilo humorístico, que levaram Walt Disney a convidá-lo para o seu estúdio, oferta que ele declinou.
O desenho do cartaz para o filme “What’s New Pussycat” (1965) levou-o a descobrir um novo (e mais rentável) mundo, passando a dedicar-se especialmente à ilustração de capas de livros e discos, posters, cartazes cinematográficos e quadros, nos quais revelou um grande sentido estético e de composição, um traço dinâmico e vigoroso, servidos por uma paleta de cores diversificadas, com os quais deu nova vida a personagens como Conan, Vampirella ou Tarzan. Os seus trabalhos, maioritariamente de temática fantástica, de terror ou de ficção-científica, distinguem-se pelos homens fortes e vigorosos e pelas belas e sensuais mulheres, na maior parte das vezes em cenas de combate, em ambientes hostis, perante monstros ameaçadores.
Informação mais detalhada disponível aqui.

(Versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 11 de Maio de 2010)

A herança de Bois-Maury - Vassya

Yves H. (argumento) e Hermann (desenho)
Vitamina BD (Portugal, Outubro de 2009)
222 x 300, 48 p., cor, cartonado


O ano é 1604 e o contexto histórico a guerra pelo poder na Rússia entre o Czar Boris Godunov e Grigori Otrepiev, apoiado pelos cossacos polacos, um impostor que se faz passar por herdeiro e que ficou na História como o “falso Dimitri”. Mas a história – para lá da História – é um relato de desejo e vingança.
Vassya, um dos cossacos, dá título ao livro, mas na verdade – como sempre nesta série, aliás, em torno dos descendentes do cavaleiro Aymar de Bois-Maury, protagonista do ciclo inicial “As Torres de Bois- Maury”, parcialmente editado em Portugal - o protagonismo é vivido no feminino, através de Douniachka, uma mulher à frente do seu tempo, por ter (e exercer…) opinião(, desejos) e vontade própria. Porque se é ela o objecto de desejo – de Vassya, o marido demasiado ausente, de Aymar, o descendente do seu homónimo original, e de Kolya e os seus zaporogas – ela também sente e quer. Numa época em que à mulher cabia um papel de subserviência e de pouco mais do que objecto ao serviço dos homens.
E, também por isso, vai ser Douniachka quem está na origem dos desejos de vingança de Kolya e dos seus companheiros, quando Aymar os impede de consumarem a sua violação. Num relato em que as personagens se vão cruzando, aumentando as animosidades e a tensão.
Por isso, esta é, antes de mais, uma história humana, sim – aspecto reforçado até pelo papel (falsamente) secundário do avô de Douniachka – embora menos estimulante do que seria desejável, reconheço, porque algo previsível. E também crua – como têm ultimamente sido quase todos os relatos desenhados por um Hermann desencantado com os seus semelhantes – porque testemunho de onde o ser humano pode chegar quando os (piores) sentimentos se impõem à razão.
Fica, mais uma vez, como principal atractivo, o extraordinário trabalho gráfico de Hermann, com um traço realista assente em soberbas cores directas – a que a impressão não faz inteira justiça –, num notável jogo de luz e sombras, em especial nas cenas nocturnas ou ao entardecer, e numa planificação sóbria mas muito eficiente, de que é bom exemplo a cena muda inicial.

(Versão revista e aumentada do texto publicado originalmente a 1 de Maio de 2010, na página de Livros do suplemento In’ da revista NS, distribuída aos sábados com o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias)

10/05/2010

Lulu Femme Nue – second livre

Étienne Davodeau (argumento e desenho)
Futuropolis (França, Abril de 2010)
216 x 293 mm, 80 p., cor, cartonado


Resumo

10 dias depois de sair de casa, Lulu, quarentona, mãe de 3 filhos, continua o seu percurso, longe dos seus, tentando descobrir-se e a um sentido para a (sua) vida.

Desenvolvimento
Só que agora, ao contrário do que aconteceu no primeiro livro algo começa a mudar. O tom de algum optimismo e de esperança desvanece-se. Logo nas primeiras pranchas, Lulu fica sem dinheiro, dorme ao relento, assalta uma idosa para lhe roubar a carteira, é confundida com uma sem-abrigo e tomada por prostituta. Talvez porque, como diz Morganne, a sua filha, principal narradora deste segundo tomo, ela tenha sido finalmente “apanhada pela realidade”. Começando a compreender que a sua sede de liberdade, a sua aventura, o seu passeio, apenas podem ter um destino final: o regresso a casa.
Por isso, é uma Lulu dividida que Davodeau nos apresenta. Porque sente aquela inevitabilidade mas deseja prolongar ao máximo a “licença” que está a gozar.
Lulu que, neste segundo tomo, divide mais o protagonismo. Com a velha Marthe, surpreendente e generosa, com a inconsequente Virginie – ambas, como Lulu, mulheres simples e vulgares, pretextos para falar com delicadeza e sensibilidade de velhice e solidão… Mesmo Morganne e Tanguy, o seu marido, têm um outro protagonismo, já que uma parte da acção se passa agora na casa que ela deixou. A própria narração da sua escapada é mais vezes interrompida com as opiniões dos amigos, divididos entre a crítica e a comprensão. O que dá maior consistência ao relato e revela mais uma vez o enorme talento de Davodeau (também) para os diálogos e para a narração do quotidiano
Agora, vou abster-me de referir mais do enredo e o próprio final, porque expor como Lulu se relaciona com Marthe e Virginie, explicar a sua relação com elas, seria retirar aos leitores destas linhas grande parte do prazer da leitura deste (muito, muito aconselhável) díptico.
Que apesar do seu final aparentemente feliz – pelo menos até que a realidade apanhe novamente Lulu? – deixa no ar uma sombra pessimista, um gosto algo amargo, em especial devido à constatação de que a experiência de Lulu, positiva para ela – mas cuja profundidade das marcas que deixou só o tempo poderia revelar - foi apenas sua e não exportável, por exemplo, para Marthe ou Virginie, como Davodeau nos mostra. Isto, a par de questões, sempre incómodas, sobre os limites do ser humano, dentro ou fora do seu ambiente, e sobre as respostas que a sociedade (não) dá a questões prementes como a velhice ou a solidão, que o livro levanta.

A reter
- A volta dada à história sem lhe retirar interesse ou qualidade.
- A forma como é mantida em segredo, quase até final, a identidade de quem faleceu, com o levantar de sucessivas hipóteses não confirmadas.
- De novo, o excelente trabalho gráfico de Davodeau, melhor do que nunca neste aspecto, na planificação, na transmissão das noções de tempo e movimento, no belo colorido utilizado.

Menos conseguido
- A forma algo limitada como a personagem de Tanguy, o marido de Lulu, é desenvolvida no díptico.

Curiosidade
- Os progressos de Davodeau com a história de Lulu foram sendo narrados por ele no blog Lulu Femme Nue criado para o efeito.
- A primeira edição francófona do álbum - já esgotada! - teve uma tiragem de 30 mil exemplares. Notável para uma obra deste género.

07/05/2010

Anicomics Lisboa 2010

Tem início hoje, às 21h30, com a cerimónia de abertura (entrada por convite), prolongando-se até ao próximo domingo, o Anicomics Lisboa 2010, um evento organizado pela livraria (e editora) Kingpin Books, dedicado à banda desenhada, que terá lugar na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, que estará aberta entre as 10h e as 23h (no sábado) e das 10h e às 19h (no domingo)
Como cabeças de cartaz, surgem três autores europeus que desenham para a Marvel: os italianos Giuseppe Camuncoli (que tem trabalhado nas revistas “Dark Wolverine” e “Hellblazer”) e Stefano Caselli (“Avengers: The Initiaive”, “Secret Warriors”), e o espanhol David Lafuente (“Ultimate Spider-Man”). Este último dirigirá um workshop sobre “O desenho e o processo criativo”.
Os autores portugueses têm também um lugar de destaque, estando anunciadas as presenças de Carlos Pedro (Super Pig), Cristina Dias, David Soares (Mucha), Fernando Dordio (C.A.O.S.), Filipe Andrade (BRK, X-23), Filipe Melo (Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy), Filipe Teixeira (C.A.O.S.), GEvan.. (Super Pig), Jo Bonito (Super Pig Manga), Joana Lafuente (Transformers), João Lemos (Marvel Fairy Tales), Jorge Coelho (Forgetless), Mário Freitas (Super Pig, Mucha), Nuno Duarte (A Fórmula da Felicidade),
Nuno Plati (Marvel Fairy Tales, X-23), Osvaldo Medina (A Fórmula da Felicidade, Mucha) e Selma Pimentel.
Preferência actual dos mais jovens, o manga e o anime marcarão igualmente presença através de concursos de Cosplay, demonstrações de Hairstyling & Make-up e degustação de Sushi, constando ainda do programa debates e sessões de autógrafos com os autores, a projecção de filmes de animação e sessões de desenhos ao vivo.
O programa completo pode ser consultado aqui.

(versão revista do texto publicado no JN de 7 de Maio)
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