Mauro Boselli (argumento)
Fabio Civitelli (desenho)
Mythos Editora (Brasil, Outubro de 2012)
185 x 275 mm, 242 p., pb, brochado
R$ 19,00 / 10,00 €
Resumo
A morte em condições enigmáticas de um antigo
ranger, seguida da aparição de um pretenso cavaleiro sem cabeça, leva Tex, Kit
Carson, Kit Willer e Jack Tigre a regressar a Pilares, correspondendo a um convite
do seu amigo El Mourisco.
Irão descobrir uma antiga história, violenta e
trágica, na origem de uma vingança que deverão impedir a todo o custo.
Desenvolvimento
Embora a alguns isto possa soar estranho, a
verdade é que este era um dos livros aos quadradinhos mais aguardados de 2012.
Dentro do seu segmento específico, evidentemente, que, diga-se, pela sua
dimensão, está longe de ser negligenciável, mas também fora dele. E não só
porque estamos em presença de um “Textone” (o nome original dos “Tex Gigante”
em Itália).
Tal como acontece recorrentemente noutras áreas
temáticas da BD, a expectativa devia-se primordialmente à sua parte gráfica, ou
não fosse Fabio Civitelli, sem dúvida o mais categorizado desenhador de Tex dos
últimos anos, o escolhido para ilustrar este livro.
E o mínimo que se poderá dizer, é que o artista italiano
não defraudou os seus fãs nem as esperanças nele depositadas. Ajudado pelo
formato do álbum, o seu desenho brilha mais, pois permite realçar a qualidade e
a precisão do seu traço fino e expressivo, apreciar o realismo com que retrata
tanto cenários urbanos, quanto paisagens desertas ou zonas montanhosas, fogosos
cavalos ou seres humanos. (E aqui justifica-se um aparte para realçar as
mulheres de Civitelli – e elas têm um pouco mais de protagonismo neste Tex
Gigante do que é habitual – o que faz desejar a sua arte numa série em que elas
tivessem presença mais destacada).
Amante da precisão, do detalhe, do pormenor, do
rigor e da qualidade, Civitelli brilha a grande altura e com ele a técnica que
desenvolveu ao longo de muitos anos a desenhar o ranger Bonelli. E, neste
campo, revela-se insuperável o pontilhismo que utiliza para definir sombras,
volumes e ambientes nublados ou noturnos, sendo justo destacar a longa
sequência passada no interior da montanha, no cemitério índio, onde a névoa e a
escuridão são quase palpáveis à bruxuleante luz das tochas.
Quanto à história em si – que apesar de tudo o
que para trás fica não pode ser passada para segundo plano, pois isso faria
desta BD uma obra menor – é consistente e está bem construída. Os avanços narrativos
são feitos de forma calculada, com mudanças de local e de protagonistas em cada
pico de acção ou suspense, quase como se se tratasse de capítulos a publicar
numa revista – o que ajuda a embarcar o leitor no tom predominante.
É verdade que tem uma longa introdução – talvez
demasiado longa, defeito recorrente em Tex – que condiciona uma equilibrada
exploração do desfecho, mas é ela que contextualiza e explica a restante acção
e a origem do morto sem cabeça que cavalga à noite como lúgubre premonição para
aqueles a quem irá tirar a vida.
Cavaleiro sem cabeça (literalmente?) esse que
está na origem do (pouco vulgar) tom fantástico que a história assume, a
espaços próximo mesmo do suspense e do terror – visível na fantasmagórica
aparição ou na viagem ao além de Eusébio e cujo auge se divide entre a já
citada (e conseguida) cena no cemitério índio e o confronto final - e que é a
nota distintiva do relato.
A reter
- O desenho de Civitelli, (não) suficientemente
elogiado acima.
- O (inusitado) tom fantástico da história.
- Para todos os efeitos, o curto intervalo entre
a publicação original e o lançamento desta edição no Brasil.
Menos
conseguido
- O final algo abrupto, o que infelizmente não é
novidade nem em Tex, nem em Tex Gigante.
Nota final
- A utilização de imagens em italiano, provenientes directamente de Fabio Civitelli (via Tex Willer Blog) deve-se ao facto de terem uma qualidade muito superior à que poderia obter num scanner a partir da edição brasileira.