15/02/2016

As misteriosas bolas brancas

As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho #9






Este livro – nono de uma série portuguesa em curso!... - podia ser uma resposta para aqueles que se queixam de falta de oportunidade para publicar e de desinteresse por arte dos editores. Mas não é. É tão só - … - mais uma aventura de Zé Leitão e Maria Cavalinho.

E é também – porquê? – um dos raros exemplos de aposta na banda desenhada infantil, que tão necessária é para formar desde cedo futuros novos leitores de BD. [Porque podem estar certos, é muito mais difícil levar a ler BD um jovem ou um adulto que não passou por ela em novo, do que ir dando ao longo da vida obras adequadas à idade e desenvolvimento…]
É também – também! – um dos raros exemplos da criação de uma série aos quadradinhos no nosso país, para mais, com heróis fixos recorrentes.
Dessa forma, Zé Leitão, um porco, Maria Cavalinho, uma égua, e Filipe, o seu filho, prosseguem na exploração de um mundo onírico, regido pela poesia visual e onde tudo é possível, sob o signo das cores, presentes – nos títulos e no âmago das narrativas - desde o primeiro álbum da colecção.
O branco, predominante nas bolas misteriosas que vão originar mais uma viagem repleta de encontros e descobertas, foi o tom escolhido desta vez por Pedro Leitão que prossegue o caminho traçado desde o início com um traço simples mas atractivo, uma planificação que reduz ao mínimo o número de vinhetas por página para aumentar a sua legibilidade e impacto visual e uma paleta cromática viva e diversificada que, se contrasta com um eventual monocromatismo que poderia ser associado à temática das cores seguida, confere ao conjunto um inegável pode de atracção junto dos (pequenos) leitores a quem se dirige.

[Um último parêntesis para vincar algo que me parece importante: o preço de venda do álbum, que mostra que é possível publicar, a preço acessível e com boa qualidade gráfica, banda desenhada portuguesa em Portugal.]

As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho #9
As misteriosas bolas brancas
Pedro Leitão
Gailivro
Portugal, Janeiro de 2016
220 x 280 mm, 48 p., cor, cartonado
ISBN: 978-989-23-3331-1
9,90 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...