25/02/2016

Figuras de Tintin #2: Haddock indeciso







A cumprir-se o programa estabelecido, é colocada hoje à venda a segunda figura da Colecção Oficial das Figuras de TintinHaddock indeciso, editada pela Planeta DeAgostini e a Altaya.
Algumas notas e curiosidades sobre a colecção já a seguir.

Esta segunda figura, inevitavelmente o Capitão Haddock, foi produzida a partir da sua pose na página 27 de O Caranguejo das Tenazes de Ouro. É um Haddock da fase inicial, ainda longe do protagonismo que Hergé lhe havia de conferir posteriormente.
Menos interessante é o facto de não haver no site da colecção uma listagem das figuras que vão integrar a colecção nem ela seja fornecida pela editora a pedido, embora não seja menos verdade que deverá seguir a ordem da sua congénere espanhola.
No entanto, isto não é normal nestes coleccionáveis e espero que não seja um início de que as três figuras já anunciadas - Tintin de gabardine, Haddock indeciso e Girassol com pá – estejam a funcionar como uma espécie de teste ao mercado, fazendo depender do resultado da sua venda a continuação. Recordo que no Brasil a colecção foi suspensa ao fim de apenas cinco números…

À boleia deste Haddock, deixo duas curiosidades e um erro relacionados com a primeira figura da colecção, Tintin de gabardine.
A primeira curiosidade tem a ver com a sua concepção. Quando a colecção foi testada em França, Tintin estava sorridente; a versão definitiva mostra-o com ar surpreendido.


A segunda curiosidade é uma subtil diferença entre a veersão francesa e a luso-espanhola: o texto da contracapa do livro que acompanha a figura é diferente. E, já agora, digo que o livro na actual versão é maior (215 x 235 mm) do que na original (180 x 210 mm), o que facilita a leitura.


Quanto ao erro a que aludi, encontra-se na base da figura e perpetua o já existente na base da figura francófona: a vinheta que serviu de modelo ao Tintin de gabardine não se encontra na página 6 de O Ceptro de Ottokar, deve sim ser procurada na página 15…


Figuras já lançadas

19 comentários:

  1. Fantástico Pedro!
    Eu próprio não teria feito melhor análise da colecção.
    Pessoalmente só comprei a primeira figuras, principalmente por causa do espaço que para colecções de figuras já é pouco.
    mas talvez compre o Haddock...ainda n sei...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Diz-se que a colecção brasileira foi cancelada no número 5, por isso acho que sim, que estes 3 são para testar o mercado e depois, se correr bem, anunciar mais.

    ResponderEliminar
  3. Optima analise.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Pereira26/2/16 22:24

    Afinal não saiu hoje, creio que só dia 29.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno e Anónimo,
      Obrigado!

      Hugo,
      Apesar de tudo espero que estejamos enganados...

      Paulo Pereira,
      Sim, parece que só é distribuída segunda-feira.

      Boas leituras para todos!

      Eliminar
  5. Paulo Pereira29/2/16 13:56

    Confirmado: Está hoje nos quiosques. Espero com muita venda... Boas continuações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero, Paulo Pereira!
      Boas leituras... e muiras figuras!

      Eliminar
  6. É uma pena que a coleção não tenha continuado no Brasil. Infelizmente, fizeram um teste no mínimo equivocado, disponibilizando as figuras em regiões descentralizadas, deixando de fora todas as capitais. E não falta interesse por parte do público tintinófilo brasileiro.

    Tomara que dê certo em Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo em França, estas colecções são testadas - eu tenho as 4 primeiras figuras de 'teste' francesas das Figuras de Tintin - e tenho ideia que lá também o fazem fora dos grandes centros...
      Quanto à colecção portuguesa, também espero que possa continuar, mas a verdade é que tenho algumas dúvidas...

      Boas leituras... e figuras!

      Eliminar
  7. Paulo Pereira1/3/16 16:08

    Quando lançaram em França a colecção de viaturas de Blake e Mortimer, aconteceu o mesmo, testaram em localidades fora dos grandes centros. Deu certo e a colecção chegou ao fim. Ainda pensei que chegasse a Portugal, mas infelizmente nada disso aconteceu.

    ResponderEliminar
  8. António C.1/3/16 23:06

    Comprei ontem a 2ª figura - mais uma incoerência (falta de cuidado?) na identificação da peça - o título da obra em Portugal é "O Caranguejo das Tenazes de Ouro" (na base da peça "O Caranguejo das Pinças de Ouro"), no livro e passaporte que acompanha a peça "O Caranguejo das Tenazes de Ouro". Em que ficamos?....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começam a ser incoerências a mais, sem dúvida, pouco habituais na exigência que é comum associar às produções da Moulinsart...
      Boas leituras... melhores figuras!

      Eliminar
    2. Paulo Pereira2/3/16 23:05

      Caro Antonio C. realmente não se compreende a falta de rigor. Esperemos que estes erros fiquem por aqui.

      Eliminar
  9. Paulo Pereira,
    A colecção dos veículos Blake e Mortimer era pouco provável ser editada em Portugal, devido à relativamente pouca popularidade das personagens.
    Mesmo a colecção dos carros do Tintin teve vendas muito baixas por cá...
    Nestes casos resta-nos ter amigos em França que nos comprem e enviem as colecções...;)
    Boas leituras... e figuras!

    ResponderEliminar
  10. Fui hoje ao quiosque para ir buscar o que tinha reservado e a menina pediu-me para abrir o livro lá à frente dela, a ver se trazia o passaporte... E não trazia.
    Parece que todas as que chegaram aqui a Beja vinham sem passaporte e já tinha tido outra pessoa a devolver a figura. A minha também foi para trás a ver se vem completa da próxima vez, pois a menina ligou para o distribuidor e disseram que não entregavam só o passaporte, tinha de ser o pack completo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cravo,
      Realmente a colecção não começa nada bem...
      Vou contacter a editora e tentar que comente a situação.
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. A troca pode ser feita no local de compra ou então ser contactado o serviço de atendimento a clientes da Planeta DeAgostini pelo telefone 211544250.
      Boas leituras!

      Eliminar
  11. Posso estar enganado, mas desconfio que estas peças distribuídas sejam sobras do lote produzido e distribuído para Brasil ou o distribuidor nem se preocupou em adapta-las ao mercado português . A etiqueta das peças "Tintin de Gabardine" e "Haddock o duvidoso" refere o titulo tal como é editado no Brasil "O Caranguejo das Pinças de Ouro". Mais abaixo pode-se ver na nota de aviso "Não jogue não lixo..." Será assim?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...