23/02/2016

Mariana Um-Do-Lá-Si-Já! #2



Aquilo que nos toca num livro é sempre diferente. Uma emoção despertada, uma memória recuperada, uma anedota bem conseguida, uma história cativante…
No caso do universo do Cabeça Oca, é o retrato tão real – mas não realista, com tudo que isso traria de soturno e triste – do(s) mundo(s) maravilhoso(s) da infância.

A chegada da Mariana, a irmã mais nova do Cabeça – há (já!) 15 anos - permitiu fazer recuar mais no tempo esse encantamento, para uma idade (ainda) mais terna e inocente.
As tiras e pranchas que vão ler de seguida, mostram (muito d)aquilo que (todos) nós fomos e fizemos. Ou que tivemos vontade de fazer, sem que a coragem ou a oportunidade surgissem. Ou – para quem já é pai (ou avô) – daquilo que (também) vimos os nossos filhos (ou netos) colocar em prática.
Pequenas traquinices e diabruras, maldades inocentes, partidas ingénuas, numa descoberta de si próprio, dos outros e do mundo, que fazem parte da aprendizagem da vida mas que tantas vezes deixamos a memória esquecer.
Agora, podemos (re)descobri-las, com humor, uma imensa ternura, num traço ágil, na pele de personagens vivas e cativantes, com autonomia e espessura, que voltam regularmente ao nosso encontro, convidando a novo regresso ao mundo da infância que já foi o nosso, terno, ingénuo, maravilhoso e de constante descoberta.
Eu aceitei o convite e não me arrependo.

Mariana Um-Do-Lá-Si-Já! #2
Christie Queiroz
Editora CMQ, Brasil, 2015
180 x 126 mm, 68 p., cor, brochada, R$ 22,00

(prefácio escrito para o livro, a convite do autor, Christie Queirós: prancha retirada da página do facebook da série, Cabeça Oca e Mariana)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...