24/02/2016

Tony Chu #3: Enfarda brutos






Escrever, três livros ou quinze comics depois, que Tony Chu continua original e ‘nojentamente divertido’ - para aproveitar a expressão que cunhei quando apresentei a série aqui no blog - é, possivelmente, um os melhores elogios que lhe posso fazer.
E, é completamente verdade.

O universo – surreal – em que deambula Tony Chu, o detective cibopata, que encontra a solução para os crimes que investiga nas buchas - leia-se provas ou vítimas - que vai mastigando, continua a ser expandido por John Layman que, sem perder coerência, continua a ser capaz de nos surpreender.
O contrabando de aves, a utilização destas em combates ilegais, as diferenças entre carne de frango e rango, as investigações paralelas, as sucessivas traições, as inesperadas descobertas e algumas trágicas confissões vão nutrindo e encorpando uma narrativa que se revela de fazer crescer água na boca!
Estas iguarias são empratadas de forma agradável aos nossos olhos pelo traço caricatural, nervoso e enérgico de Rob Guillory, incrivelmente expressivo e que compõe uma planificação dinãmica, verdadeiramente cinematográfica em que brilham os grandes planos conseguidos pela aplicação de uma grande angular ou os close-ups que dão a sensação de que vamos ser… engolidos.
Chu, atravessa aquilo que se costuma designar por fase boa: o chefe suporta-o, tem um parceiro que confia nele, namora com a mulher da sua vida que o admira e até aceita os esqueletos – ou outras partes de corpos (!) – que tem nos seus armários, ou mais exactamente no frigorífico – e desafio os leitores a deslindarem o real e o figurado nesta frase.
Em termos gastronómicos, os pratos sucedem-se, se assim posso escrever, e as personagens continuam a provar manjares, comida confortável e porcarias e, nalguns casos, comem-se uns aos outros – ou pelo menos debicam aqui e ali!
E se fui capaz de vos abrir o apetite, saciem-se com esta apetecível proposta, ligira mas suculenta, oriunda do rico cabaz que a G. Floy actualmente oferece.

Tony Chu #3: Enfarda brutos
John Layman (argumento)
Rob Guillory (desenho)
G. Floy
Portugal, Novembro de 2015
175 x 260 mm, 128 páginas, cor, capa dura
ISBN 978-84-16510-04-7
PVP: 9,99 €

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...