05/11/2017

Leituras novas: Infante Portugal e Aurora Boreal

  

 (nota informativa disponibilizada pelo autor)

O Infante Portugal em Universos Reunidos
Concebido e recriado por José de Matos-Cruz em narrativa ilustrada, o Infante Portugal é um emblemático herói, agora adaptado à banda desenhada nesta obra autónoma e conclusiva, cuja publicação assinala o 10º aniversário da revelação original da personagem.
O Infante Portugal em Universos Reunidos visa introduzir os novos leitores à origem dos paladinos de um universo lusitano mágico e iniciático, e, ainda, ligar a saga do herói, publicada por Apenas Livros (2010-2012), à recente sequela sobre Aurora Boreal, apresentada em Maio de 2017, no XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (FIBDB).
Evocando momentos decisivos de uma história nacional, fantástica, desde eras imemoriais até à actualidade virtual, seguimos as proezas permutáveis d’O Infante Portugal e do Condestável Lusitano por momentos de crise e euforia, tal como foram registados pelo Livro Livre, um artefacto místico, até à chegada da misteriosa Aurora Boreal.
Escrito por José de Matos-Cruz e desenhado por Daniel Maia, sendo artistas convidados Susana Resende e Daniel Henriques, e com uma participação especial dos mestres José Garcês e José Ruy, que primeiro delinearam os protagonistas, O Infante Portugal em Universos Reunidos é uma edição independente e de tiragem limitada, que inclui conteúdo adicional sobre o conceito ficcional e as narrativas anteriores, além de caracterizações das personagens principais.
Apresentada no XIII FIBDB, a revista foi lançada no 28º Amadora BD, no dia 1 de Novembro, com a presença dos autores.
No decorrer do evento, haverá várias sessões de autógrafos com os autores Daniel Maia e Susana Resende: no dia 5/Domingo, das 16h-18h, e no dia 11/Sábado, das 17h-19h.

 
O Infante Portugal em Universos Reunidos
[Kafre/Arga Warga]
Autor: José de Matos-Cruz
Desenhador: Daniel Maia
Desenhadora Convidada: Susana Resende
Arte-Finalista Convidado: Daniel Henrique
Participação Especial – José Garcês & José Ruy
1a Edição: Out. 2017 | Depósito Legal: 432770/17
Revista de BD (28p) | PVP: 5,00€
_____________

Aurora Boreal e O Princípio Infinito: Primeiro Universo – O Bestiário Humano
Após a estreia da heroína e a introdução ao seu universo criativo num título especial de lançamento, Aurora Boreal e O Instinto Supremo, com apresentação no XIII FIBDB, a Apenas Livros edita e distribui, no final de Outubro, o primeiro livro de cordel do ciclo inaugural sobre esta enigmática personagem, intitulado O Princípio Infinito.
Escrito por José de Matos-Cruz, em sequela da trilogia O Infante Portugal (Apenas Livros, 2010-2012), e tendo Aurora Boreal como protagonista, culmina assim um desafio criativo invulgar, pois não se trata de uma narrativa ilustrada, mas de literatura imaginada; em suma, os artistas, de percursos criativos variados e tendências autorais diversas, foram desafiados a conceber mundos originais e um conjunto de imagens alusivas, nas quais o autor depois se inspirou para tecer as peripécias.
Aurora Boreal e O Princípio Infinito: Primeiro Universo – O Bestiário Humano é o primeiro de quatro livros de cordel que completam o ciclo inicial, a que se seguirão outros dois ciclos, e tem a intervenção dos ilustradores Susana Resende (criadora do visão original da protagonista e ilustradora da capa do primeiro ciclo), Teotónio Agostinho (ilustrador da capa do primeiro universo), Renato Abreu e Daniel Maia.
A edição é complementada por galeria de imagens alternativas e pela banda desenhada curta “Aurora Boreal e a Primeira Mutação,“ com argumento por José de Matos-Cruz e ilustração de Renato Abreu.

Aurora Boreal
Surgiu na saga d’O Infante Portugal, nascida de uma relação efémera entre a soviética Oktobraia e o cósmico Malsão. Irradiando além das luzes e das trevas, a sua aparência torna-se Presente, ao romper os ciclos da infância e da realidade, pelo capricho súbito e intenso de uma libertação…

O Bestiário Humano
Houve, em tempos, um deus incerto, minucioso, que decidiu esmiuçar a cartografia da humanidade. Sem dúvida, não fora ele a concebê-la, e muito menos a criá-la. Porém, sentia-se intrigado com tanta quantidade de espécies e aspectos, com tamanha qualidade de ousadias e vacilações.

Aurora Boreal e O Princípio Infinito:
Primeiro Universo – O Bestiário Humano
(Apenas Livros)
Autor: José de Matos-Cruz
Ilustrações: Teotónio Agostinho,
Renato Abreu, Daniel Maia e Susana Resende
BD: José de Matos-Cruz (texto) e Renato Abreu (desenho)
1.ª Edição: Out. 2017 | Depósito Legal:
Prosa ilustrada (36p) | PVP: 3,90€


(imagens disponibilizadas pelo autor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...