30/11/2017

Tommi Musturi na Mundo Fantasma






Titulo: Make Life Great Again
Inauguração: 1 de Dezembro, às 17 horas
Data: 1 a 31 de Dezembro de 2017
Local: Galeria Mundo Fantasma, loja 509/510, Centro Comercial Brasília,
Avenida da Boavista, 267, 1.º andar, Porto

(nota informativa disponibilizada pela organização)
As bandas desenhadas do finlandês Tommi Musturi são quase sempre mudas (sem texto) e de uma comicidade camuflada. Acima de tudo é um humanista que apresenta o seu mundo e as suas personagens de todos os ângulos de forma a girá-los num círculo em que a verdade se apresenta sempre em mutação. No ano de 2011 ganhou o prémio principal da BD finlandesa, Puupäähattu, pela Sociedade Finlandesa de BD. Os seus trabalhos tem sido exibidos e publicados em mais de 10 países - como o The Books of Hope editado pela importante Fantagraphic Books.
O autor estará presente no Porto, para inaugurar uma exposição de originais de BD e outras imagens na galeria da Mundo Fantasma no dia 2 de Dezembro, às 17h. E se a exposição estará patente ao público até ao último dia do ano, já a sua instalação terá apenas três dias de existência no C.C. da Cedofeita devido à participação do autor no ZineFestPt a decorrer de 1 a 3 de Dezembro.

Bio
Tommi Musturi nasceu em 1975, é um dos autores mais excitantes num país onde onde surgem dezenas de autores excitantes! Desde miúdo que é um activista, começou por editar nos anos 90 singles de Noise Rock e zines de BD sob a chancela Boing Being, em que se destaca a antologia Glömp cujo último número explorou narrativas em três dimensões - número experimental, luxuoso e basilar que teve direito a uma exposição que passou pela Bedeteca de Lisboa em 2009. Apesar de viver em Tampere é um dos elementos mais activos do atelier Kuti Kuti (de Helsinquia) que edita o mui psicadélico jornal de BD Kuti - um caso único no mundo, diga-se de passagem. 
No caso português participou nas antologias Quadrado (3ª série, Bedeteca de Lisboa), Mesinha de Cabeceira Popular #200 e no MASSIVE - ambas da Chili Com Carne. Foram também publicado os livros To a stranger (Opuntia Books; 2010) e Beating (MMMNNNRRRG; 2013) dedicados à sua obra gráfica. Já nos visitou várias vezes entre elas na Feira Laica na Bedeteca de Lisboa (2009) e no Festival de BD de Beja (2014).

 
Os livros Caminhando Com Samuel (leitura crítica para ler aqui) e Simplesmente Samuel, com edição em nove países - em Portugal pela MMMNNNRRRG - têm lhe granjeado fama internacional, sendo que o primeiro título foi uma das obras seleccionadas para o livro de referência 1001 Comics you must read before you die (leitura crítica para ler aqui).

(imagens disponibilizadas pela organização; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...