16/11/2021

Fome

...e fartura



Na actual apetência por adaptações em banda desenhada de romances literários, no menu surgiu também recentemente Fome, baseado no homónimo original de Knut Hamsun.
Principal ponto a favor: abrir a porta para uma obra cujo original é, parece-me, pouco conhecido - ou não tenha sido publicado em português apenas em 2008.

Ou seja, numa altura em que já contava mais de um século, pois a sua primeira edição, norueguesa como o autor, data de 1890, e foi um dos romances que contribuiu para que lhe fosse atribuído o Nobel da Literatura em 1920.

A sua acção decorre na cidade de Kristiania (actual Oslo), e é um longo monólogo do (quase único) protagonista, Knud Pedersen, um escritor arrogante e pretensioso, a viver em condições miseráveis, acossado pela fome que o leva a acções, posturas e delírios impensáveis, pois raramente exerce o seu ofício, por estar sempre em busca das palavras exactas para compor o texto perfeito.

Obra amargurada, deprimente e opressiva, vive muito do peso das palavras e da descrição das situações de pobreza extrema a que o narrador se sujeita e a verdade é que a banda desenhada assinada por Maryin Ernsten, consegue reproduzir e transmitir esse tom aviltante e o completo desequilibro emocional em que o escritor vive, quer através do texto quer, principalmente da expressividade de muitas das cenas e da personagem.

Curiosamente, se a princípio Ernsten obtém esse registo mais com recurso a um texto predominantemente descritivo, aos poucos liberta-se desse ‘grilhão’ e dá à obra o carácter de uma verdadeira banda desenhada, com uso regular de balões ou de sequências mudas, conseguindo mesmo utilizar de forma interessante outros artifícios narrativos, como a introdução da cor num dos delírios de Pedersen ou um estilo mais caricatural - em oposição ao traço realista que predomina na obra - para caracterizar os seus estados de alma e/ou as suas emoções.

Dessa forma, as m ais de duas centenas de pranchas desta adaptação revelam-se uma obra substancial, que proporciona uma leitura prolongada e satisfatória, embora incómoda.


Fome
Baseado n o romance de Knut Hamsun
Martin Ernstsen
Cavalo de Ferro
Portugal, Outubro de 2021
210 x 280 mm, 232 p., pb/cor, capa dura
24,99

(imagens disponibilizadas pela editora Cavalo de Ferro; clicar nesta ligação para ver mais algumas pranchas ou nas imagens aqui mostradas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...