11/11/2021

Três perguntas a Michel Chandeigne

O nosso livrinho é uma bela homenagem a Hergé”



A propósito da edição em França de Le Sr Oliveira da Figueira ...& les aventures de Hergé et Tim-Tim au Portugal, conforme recenseado ontem aqui em As Leituras do Pedro, As Leituras do Pedro colocaram três perguntas por escrito a Michel Chandeigne, responsável pelas Éditions Chandeigne que lançaram o livro, para complementar as informações já fornecidas pessoalmente.


As Leituras do Pedro - Como surgiu a ideia de publicar um livro sobre Oliveira da Figueira, a personagem portuguesa das aventuras de Tintin?

Michel Chandeigne - A nossa editora, administrada por Anne Lima, especializou-se no mundo lusófono desde há 30 anos, tendo editado mais de 180 títulos em todos os campos (literatura, história, arte, juventude, etc.).

Como sou grande fã de Tintin desde a minha juventude, apercebi-me, graças aos sites portugueses, de todas as particularidades e avatares da edição de Tintin em Portugal. Além disso, uma das personagens, secundária mas não anedótica, era um português, o sr. Oliveira da Figueira... Considerei que havia material para um pequeno livro divertido e, naturalmente, recorri a Albert Algoud, um dos grandes especialistas de Tintin na França, para escrevê-lo.


As Leituras do Pedro - Qual a reacção da Moulinsart ao lançamento deste livro?

Michel Chandeigne - Enviámos o livro à Moulinsart há três semanas, mas não tivemos resposta. Anteriormente, já os tinha informado que o livro estava a ser preparado e pedido permissão para reproduzir as incríveis imagens coloridas do Papagaio.

Como isso foi recusado, pedimos a um dos grandes ilustradores franceses, Philippe Dumas, que evocasse com o seu humor característico o universo de Hergé, mas sem o copiar. Aconselhámo-nos para respeitar a lei e a jurisprudência. A Moulinsart conhece bem Albert Algoud e as suas biografias semi-eruditas e semi-fantasiosas, e creio que nosso livrinho é uma bela homenagem a Hergé que os deverá divertir.


As Leituras do Pedro - O livro vai ter apresentação em Portugal?

Michel Chandeigne - Sim. Haverá um lançamento no Instituto Francês (Rua Santos-o-Velho, 11), em Lisboa, na terça-feira, dia 23 de Novembro, pelas 19 horas, com apresentação de Albert Algoud e Philippe Dumas, sendo necessário reservar lugar (+351 21 393 92 72).

No dia seguinte, Albert Algoud e Philippe Dumas estarão na Livraria Palavra de Viajante (Rua de São Bento, 34, 1200-819 Lisboa; +351 21 395 0328) para assinarem os seus livros, a partir das 19 horas.

(todas as imagens © Ilustr. de Philippe Dumas, disponibilizadas pelas Éditions Chandeigne; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...