25/11/2021

Long John Silver #3/#4


No fundo...

E se tivermos de morrer depois, bem, então morreremos.’
Long John Silver em Labirinto de Esmeralda


Acossado, arrastado, varrido pela tempestade, o navio chega finalmente à costa desejada pelos seus tripulantes. Chega meio destruído, com as velas em farrapos, para se encontrar face a inultrapassáveis rochedos semi-submersos...
Contraditoriamente, ou não estivesse ainda a navegar - ou a arrastar-se ao cima das águas, sem rumo, à deriva… - dir-se-ia que bateu no fundo.

Como, no fundo, bateram aqueles que foram profundamente afectados pela febre do ouro - ou por outras febres…

Por isso, desiludidos, vencidos, ansiando pelo regresso à pátria - à miséria, à pobreza, à prisão até - os marinheiros querem revoltar-se, esquecer o capitão do navio e o seu (verdadeiro) capitão, Long John Silver… que parece também bater no fundo.

Mas eis que um grito chama a atenção, aponta o caminho e, num instante, o cansaço, o desânimo, a derrota dão de novo lugar ao sonho e novas forças são descobertas, sabe-se lá de onde… No mais fundo de cada um?

Montanha-russa de emoções, este díptico final da soberba revisita a Long John Silver, é-o tanto na forma como os intervenientes tão depressa sonham com o céu, como mergulham no mais profundo dos infernos, e (quase) sempre a um ritmo avassalador, que não dá tempo (nem vontade!) de respirar, com cada vitória a dar lugar a novo perigo, cada derrota a escancarar o abismo sob os seus pés.

Nesta roda viva, com os mortos a multiplicarem-se e a proximidade do seu fim a revelar-se o seu fim próximo, há duas figuras que se destacam.

A primeira, é Vivian, Lady Vivian Hastings, (quase) causa única da viagem, que assoma acima de todos, com altivez, coragem, destemor, apostada em chegar ao fim e libertar-se - finalmente! - do jugo que sempre a condenou e impediu de viver.

A outra figura, é Silver, Long John Silver. Personagem dúbia, com tanto de humano quanto de cínico; tão capaz de morrer pelos que defende, quanto de matar os que o ofendem - ou simplesmente o confrontam; extremamente dedicado a um punhado de pessoas - Jim Hawkins, o pequeno Jack, Lady Vivian, um punhado dos seus marinheiros… - mas também um homicida impenitente e sem remorsos.

Entre os dois, em torno dos dois, por causa dos dois, jogar-se-à tudo mas, como sempre acontece quando os sonhos são demasiado altos e se olha para a utopia como hipótese de vida, a queda será grande, imensa, mesmo até ao fundo.


No final - no fundo... - uma vez abandonado o homem, restará algo maior do que ele: a sua própria lenda.


Long John Silver #3 Labirinto de Esmeralda
Long John Silver #4 Huayna Capac
Xavier Dorison e Mathieu Lauffray (argumento)
Mathieu Lauffray (desenho)
ASA/Público
Portugal, Novembro de 2021
240 x 320 mm, 56/64 p., cor, capa dura
10,90

(imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...